AGROECOLOGIA & EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Aloisio Souza da Silva
Leandro Feijó Fagundes

Resumo

O presente texto tem como finalidade contribuir com o processo de reflexão em torno da Agroecologia e da Educação do Campo. Neste sentido, serão abordados elementos que nos remetem a (re)dimensionar o tema proposto, talvez um tanto diferente do que a maioria dos autores tenham o tratado. Isso porque entendemos que merece ser refletido a partir de sua complexidade histórico-geográfica, como um desafio colocado no processo de pensar e agir sobre a realidade em diferentes escalas, numa perspectiva territorial camponesa. O texto está estruturado em três momentos: no primeiro, tratamos das principais transformações ocorridas na agricultura, com destaque aos processos de industrialização, bem como os movimentos de resistência a esta lógica econômica; no segundo, desenvolvemos reflexões a partir do debate teórico-prático da Agroecologia, destacando os autores e suas principais contribuições para construção enquanto ciência; por fim, o tema da Educação, Agroecologia e Território camponês, como elementos intrínsecos a um mesmo processo de superação do avanço do capitalismo sobre o Campesinato.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

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Como Citar
Silva, A. S. da, & Fagundes, L. F. (2024). AGROECOLOGIA & EDUCAÇÃO DO CAMPO. Boletim DATALUTA, 4(41). Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52866
Seção
Artigos

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