Tipos documentais e sua relação com o processo decisório de uma empresa hospitalar da região de Bauru/SP

Autores

  • Natália Marinho do Nascimento Universidade Estadual Paulista (UNESP) ”“ Campus de Marília
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista (UNESP) ”“ Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v6.n1.2013.1763

Palavras-chave:

tipologia documental, gestão documental, ciclo documental, arquivos hospitalares

Resumo

Decisões são tomadas constantemente em contextos organizacionais, no entanto, uma decisão errada pode trazer consequências indesejáveis para as organizações. Nesse sentido, o acesso à informação orgânica se faz essencial, tendo em vista que diminui as incertezas dos gestores em relação ao processo decisório. Nessa perspectiva, a identificação dos tipos documentais desde a sua produção, propicia um ciclo documental consistente, e que resultará na recuperação das informações no momento em que requisitadas pelos gestores. Partindo-se do exposto pretendeu-se verificar quais os tipos documentais recorrentemente utilizados no processo decisório de uma empresa do ramo hospitalar da região de Bauru, Estado de São Paulo. Para tanto, aplicou-se o método ‘Estudo de Caso’ de Yin. Analisou-se o tipo de informação que proporcionava mais segurança ao decisor durante a tomada de decisão. Como resultado, elaborou-se uma sistematização dos tipos documentais orgânicos mais utilizados e mais relevantes para o processo decisório da empresa, evidenciando que quando estes são definidos desde a produção de documentos, os benefícios tanto para o profissional arquivista quanto para a organização são significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Marinho do Nascimento, Universidade Estadual Paulista (UNESP) ”“ Campus de Marília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Marília. Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), câmpus de Marília. Bolsista de iniciação científica CNPq (2009/2010) e FAPESP (2011). Participa do Grupo Pesquisa "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional". Foi Presidente (2011) e Diretora de Marketing (2010) da Empresa Júnior de Gestão da Informação e Documentação (EGID).

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (UNESP) ”“ Campus de Marília

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação e gestão do conhecimento. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa “Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional”. Coordena o projeto de pesquisa ‘Ambientes e fluxos de informação em ambientes empresariais’. Organizadora e autora de vários livros na área. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamerica e Caribe/Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004. Exerceu o cargo de Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de tutora da Empresa Júnior de Gestão de Informação e Documentação (EGID) da UNESP/Marília de 2007-2008.

Downloads

Como Citar

Nascimento, N. M. do, & Valentim, M. L. P. (2014). Tipos documentais e sua relação com o processo decisório de uma empresa hospitalar da região de Bauru/SP. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 6(1), 32–43. https://doi.org/10.26512/rici.v6.n1.2013.1763

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.