Perspectivas do e-book acadêmico de acesso aberto

Autores

  • Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil
  • Juliana Fachin Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil
  • Elisabete Werlang Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.21154

Palavras-chave:

Livro eletrônico. Modelos de negócios. Editoração científica.

Resumo

Apresenta-se reflexões a respeito das mudanças do livro, do formato impresso para o digital, o e-Book no contexto do acesso aberto, as vantagens e desvantagens do livro no formato eletrônico, ferramentas para autores publicarem seus próprios e-Books, assim como as perspectivas para o futuro da produção e usos do e-Book acadêmico em âmbito internacional.  O estudo, de cunho exploratório descritivo, verificou o perfil das bases de dados de e-Books, disponíveis no Portal Capes-Brasil. Entre os resultados, são descritas 50 bases de dados de e-Books disponíveis, classificadas como de acesso aberto ou restrito, país de origem, área de conhecimento e acervo. Para a análise das características e dados quantitativos, foram consultadas as respectivas páginas. Foi possível observar características do acervo de e-Books acadêmicos disponíveis no portal da Capes. A amostra indica a predominância por bases pagas, com acesso restrito, em sua maioria bases comerciais americanas, com acesso limitado apenas à comunidade científica. Esse cenário abre motivações para diversos questionamentos e possíveis pesquisas das mais diversas vertentes. Nesse sentido se fazem necessárias reflexões a respeito do mercado editorial de livros científicos/acadêmicos e suas perspectivas de acesso a toda sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ursula Blattmann, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Atua desde 1993 como professora da Universidade Federal de Santa Catarina nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Realizou a pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (março de 2014 a fevereiro de 2015). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1986), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Participa em conselhos e corpo editorial de revistas técnicas e científicas. Líder do Instituto de Pesquisas Biblion e pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Arquivos Contemporâneos NUPEAC do Departamento de Ciência da Informação UFSC. A partir de 2011 atua na editoria da revista Ágora (http://agora.emnuvens.com.br/ra/ )

Juliana Fachin, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação- Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CAPES. Bibliotecária. Mestre em Ciência da Informação. Editora da ÁGORA.

Elisabete Werlang, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação- Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

AMAZON. Publique você mesmo e- Books e livros com capa comum sem pagar nada com o Kindle Direct Publishing e alcance milhões de leitores na Amazon. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://kdp.amazon.com/pt_BR?ref_=kdpgp_p_br_psg_kw_ad48 Acesso em: 6 fev. 2019.

ARCHIVE.ORG. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://archive.org/ Acesso em: 19 fev. 2019.

ASAP. Plataforma MOOC. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://www.erasmus-asap.eu/mooc-platform/ Acesso em: 11 fev. 2019.

ASAP. Anticipatory Skills for Adapting the Publishing Sector. Federation of European Publishers: ASAP, [S.l.], 2017. Disponível em: http://www.erasmus-asap.eu/wp-content/uploads/2017/06/R2_2_Analysis_digital_books.pdf Acesso em: 11 fev. 2019.

ASSOCIATION OF AMERICAN PUBLISHERS. Innovative ways to deliver books and journals. Publishers.org, Washington, 2019. Disponível em: https://publishers.org/priorities-positions/expanding-consumer-choice#1 Acesso em: 19 fev. 2019.

AYRIS, Paul. Open access e-Books: the role of the institution. Insights, Witney, Reino Unido, v. 27, p. 7”“10, 2014.

BELLEI, Sérgio Luiz Prado. O livro, a literatura e o computador. São Paulo: Educ/UFSC, 2002.

BIBLIOTECA NACIONAL. Acervo digital. Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/ Acesso em: 17 fev. 2019.

BOOKWIRE. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://br.bookwire.net/ Acesso em: 7 fev. 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Editora do Ministério da Saúde. Brasília, 2019. Disponível em: http://editora.saude.gov.br/livros/ Acesso em: 19 fev. 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÃVEL SUPERIOR. Histórico do portal de periódicos. Homepage, [S.l.], 2018. Disponível em: http://www-periodicos-capes-gov-br.ez46.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=historico&Itemid=124 Acesso em: 11 mar. 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÃVEL SUPERIOR - CAPES. Livros em Português. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://www-periodicos-capes-gov-br Acesso em: 8 mar. 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÃVEL SUPERIOR - CAPES. Miscellaneous Free e-Books. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://www-periodicos-capes-gov-br Acesso em: 8 mar. 2019.

CULTURA ACADEMICA. Sobre. São Paulo: Unesp, 2019. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/sobre/ Acesso em: 9 fev. 2019.

CUNHA, Murilo Bastos. Para saber mais: fonte de informação em ciência e tecnologia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2016.

DIGITAL RIGHTS MANAGEMENT (DRM). Wikipedia.org, jan., 2017. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Digital_rights_management Acesso em: 9 fev. 2019.

DIRECTORY OF OPEN ACCESS BOOKS - DOAB. Requisitos para participação dos editores. Homepage, [S.l.], 2018. Disponível em: https://www.doabooks.org/doab?func=forPublishers&uiLanguage=en Acesso em: 9 fev. 2019.

DOMÃNIO PÚBLICO. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/Missao/Missao.jsp Acesso em: 6 fev. 2019.

EARTH AND SPACE INDEX -AGU. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/search/advanced?view=search&adv=1 Acesso em: 6 fev. 2019.

EBOOKCRAFT. Sobre. Tech Forum, Canadá, 2019. Disponível em: http://techforum.booknetcanada.ca/ebookcraft/ Acesso em: 11 fev. 2019.

EBOOKCRAFT. Canal YouTube. BookNet_Canada, Canadá, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCv62canXJChXqjegPv9H9-A Acesso em: 21 fev. 2019.

EBSCO. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://www.ebsco.com/ Acesso em: 7 fev. 2019.

ELSEVIER. Books. Homepage, [S.l.], 2018a. Disponível em: https://www.elsevier.com/solutions/sciencedirect/content Acesso em: 5 fev. 2019.

ELSEVIER. eBook titles: Frontlist for. Homepage, [S.l.], 2018b. Disponível em: https://www.elsevier.com/solutions/sciencedirect/content/book-title-lists Acesso em: 5 fev. 2019.

E-SCHOLARSHIP. Sobre. UC Press E-Books Collection, California, 2019. Disponível em: https://publishing.cdlib.org/ucpressebooks/search?sort=title&relation=escholarship.cdlib.org&style=eschol&rights=Public Acesso em: 2 fev. 2019.

FEDERAÇÃO DE EDITORES EUROPEU-FEP. Anticipatory Skills for Adapting the Publishing Sector (ASAP). FEP, [S.l.], 2019. Disponível em: https://fep-fee.eu/ANTICIPATORY-SKILLS-FOR-ADAPTING Acesso em: 11 mar. 2019.

FIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, 2005.

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS. Desempenho real do mercado livreiro 2006-2017: Científicos, Técnicos e Profissionais. São Paulo: CBL: SNEL: FIPE, 2017. Disponível em: http://pesquisaeditoras.fipe.org.br/Home/Relatorio/3 Acesso em: 6 out. 2018.

FREEBOOKS4DOCTORS. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://www.freebooks4doctors.com/f.php?f=about Acesso em: 3 fev. 2019.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCIENTIFIC, TECHNICAL AND MEDICAL PUBLISHERS - STM. The STM Report: an overview of scientific and scholarly publishing. Netherlands: International Association of Scientific, Technical and Medical Publishers, 2018. Disponível em: https://www.stm-assoc.org/2018_10_04_STM_Report_2018.pdf Acesso em: 14 fev. 2019.

INTERNET ARCHIVE. eBooks e textos. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://archive.org/details/texts&tab=about Acesso em: 14 fev. 2019.

KROES LI, Kara. Removing Barriers to Access: DRM-free EBSCO eBooks Improve Access for Users. Library Resources: EBSCO, [on-line], 26 mar. 2018. Disponível em: https://www.ebsco.com/blog/article/drm-free-ebsco-ebooks-expand-user-research-and-librarian-choice Acesso em: 11 fev. 2019.

LAMEIRA, Daniel. O ponto cego do mercado editorial. Publishnews, São Paulo. 26 nov. 2018. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2018/11/26/o-ponto-cego-do-mercado-editorial Acesso em: 14 fev. 2019.

LARIVIÈRE, Vicent; HAUSTEIN, Stefanie; MONGEON, Philippe. The Oligopoly of Academic Publishers in the Digital Era. PLoS ONE, [on-line], v. 10, n. 6, p. 0127502, 2015.

MOUNIER, Pierre. Em direção ao acesso aberto universal? Por que precisamos de bibliodiversidade em vez de uma “bala de prata”. SciELO em Perspectiva, [on-line], 14 ago. 2018. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2018/08/14/em-direcao-ao-acesso-aberto-universal-por-que-precisamos-de-bibliodiversidade-em-vez-de-uma-bala-de-prata/ Acesso em: 4 set. 2018.

NCBI BOOKSHELF. Sobre. Homepage, [S.l.], 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK51661/ Acesso em: 4 set. 2018.

OPEN ACCESS PUBLISHING EUROPEAN NETWORKS - OAPEN. About. Homepage, [S.l.], 2018. Disponível em: http://www.oapen.org/home Acesso em: 4 set. 2018.

ONLINE BOOKS PAGE. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://onlinebooks.library.upenn.edu. Acesso em: 11 fev. 2019.

OPEN EDITION BOOKS. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://books.openedition.org/bibpompidou/1024 Acesso em: 9 fev. 2019.

OPEN HUMANITIES PRESS. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://www.openhumanitiespress.org/about/community/ Acesso em: 9 fev. 2019.

OPEN LIBRARY. About. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://openlibrary.org/about/vision Acesso em: 11 fev. 2019.

O'REILLY MEDIA. About. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://www.oreilly.com/about/ Acesso em: 11 fev. 2019.

PORTAL DOMÃNIO PÚBLICO. Coleção Educadores. Homepage, [S.l.], 2018. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 5 set. 2018.

PORTICO. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://www.portico.org/coverage/libraries Acesso em: 8 fev. 2019.

PROJECT MUSE. Sobre. Homepage, Baltimore, 2019. Disponível em: https://about.muse.jhu.edu/about/story/ Acesso em: 9 fev. 2019.

PROJECT GUTENBERG: FINE LITERATURE DIGITALLY RE-PUBLISHED. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://www.gutenberg.org/wiki/Main_Page Acesso em: 08 fev. 2019.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2013. 154 p.

ROSEN DIGITAL. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://www.rosendigital.com/ Acesso em: 11 fev. 2019.

SCHILTZ, Marc. Science without publication paywalls: cOAlition S for the realization of full and immediate Open Access. PLoSBiology, [on-line], v. 16, n.9, p. e3000031, 2018.

STATISTA. Books & Publishing: Statistics and market data on Books & Publishing. Homepage, [S.l.], 2019a. Disponível em: https://www.statista.com/markets/417/topic/477/books-publishing/ Acesso em: 4 abr. 2019.

STATISTA. Sales volume of e-Books on the consumer market in Germany from 2010 to 2018 (in million copies). Homepage, [S.l.], 2019b. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/385750/e-book -market-key-figures-germany/ Acesso em: 4 abr. 2019.

STATISTA. Average e-Book price in Germany from 2010 to 2018 (in euros). Homepage, [S.l.], 2019c. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/385768/e-book s-average-price-germany. Acesso em: 4 abr. 2019.

SCIELO LIVROS. Sobre. Homepage, São Paulo, 2018. Disponível em: http://books.scielo.org/ Acesso em: 19 fev. 2019.

SCIENCE METRIX. Analytical support for Bibliometrics indicators: open access availability scientific publications. Montreal, Canadá, jan. 2018. Disponível em: http://www.science-metrix.com/sites/default/files/science-metrix/publications/science-metrix_open_access_availability_scientific_publications_report.pdf Acesso em: 19 fev. 2019.

SPRINGER LINK. About. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://group.springernature.com/gp/group/aboutus/our-history Acesso em: 19 fev. 2019.

TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Rio de Janeiro: Record, 1980.

UNESCO. Recursos Educacionais Abertos - REA. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/digital-transformation-and-innovation/ict-in-education/open-educational-resources/ Acesso em: 8 fev. 2019.

WARNER, James. O futuro dos livros. McSweeney's, São Francisco, 24 mar. 2011. Disponível em: https://www.mcsweeneys.net/articles/the-future-of-books Acesso em: 8 fev. 2019.

WATTPAD. Sobre. Homepage, [S.l.], 2019. Disponível em: https://www.wattpad.com/ Acesso em: 11 fev. 2019.

WICK, Nancy. UW Libraries hosts exhibit on open access scholarly publishing. UW News, University of Washington, 19 out. 2011. Disponível em: http://www.washington.edu/news/2011/10/19/uw-libraries-hosts-exhibit-on-open-access-scholarly-publishing/ Acesso em: 4 abr. 2019.

WILLIAMS, Mark. Bookwire sees 65% ebook sales growth in Ibero-America in 2018. Moves into audiobooks. The New Publishing Standard, 05 Feb., 2019. Disponível em: https://thenewpublishingstandard.com/bookwire-sees-65-ebook-sales-growth-ibero-america-2018-moves-audiobooks/ Acesso em: 4 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2020-03-18

Como Citar

Blattmann, U., Fachin, J., & Werlang, E. (2020). Perspectivas do e-book acadêmico de acesso aberto. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(2), 522–547. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.21154