Avaliação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG: percepção dos discentes

Autores

  • Rodrigo Aquino de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre - RS
  • Cintia Kath Blank Prefeitura Municipal do Rio Grande, Secretaria Municipal da Educação, Rio Grande ”“ RS
  • Andrei Steveen Moreno Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
  • Mauren Porciuncula Moreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2173

Palavras-chave:

avaliação de cursos de graduação, avaliação discente, pesquisas quantitativas

Resumo

O trabalho apresenta uma avaliação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande ”“ FURG a partir da visão dos discentes matriculados em 2014. Os objetivos são: a) verificar o envolvimento dos estudantes com atividades extracurriculares; b) avaliar diversos aspectos do curso a partir de uma lista com 41 variáveis. O estudo é exploratório e quantitativo e para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Os respondentes são 86 discentes, principalmente do sexo feminino (86,53%), com idade entre 18 e 42 anos (72,09%). Os principais resultados indicam que 59,30% dos respondentes realizam ou realizaram pelo menos um tipo atividade extracurricular e o destaque, neste contexto, são estágios e projetos de extensão. Cinco componentes foram geradas, a partir de uma técnica de estatística multivariada - análise de componentes principais (ACP) -, sendo que as duas mais significativas são: aspectos relativos aos professores e ao ensino; e aspectos relativos à dedicação do aluno. Os pontos positivos são: disciplinas oferecidas, relevância dos conteúdos e conhecimentos dos professores sobre os conteúdos. Conclui-se que o curso é avaliado de forma positiva e que outras modalidades de atividades extracurriculares devem ser oferecidas. Sugere-se uma avaliação sistemática, principalmente com os concluintes ou recém-formados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Aquino de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre - RS

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação - PPGCom/UFRGS e docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bacharel em Biblioteconomia e Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas.

Cintia Kath Blank, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Secretaria Municipal da Educação, Rio Grande ”“ RS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU-FURG) (2015). Graduada em Biblioteconomia pela FURG (2010). Atualmente é bibliotecária da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS. Tem experiência nas áreas de Educação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura, pesquisa escolar, biblioteca escolar, competência / letramento informacional, comportamento informacional.

Andrei Steveen Moreno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande FURG e graduação em Licenciatura em Química pela Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia. Atua nas áreas de formação de professores de Química, Ensino de Química.

Mauren Porciuncula Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1999), mestre em Engenharia Oceânica pela FURG (2001) e doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009). É professora de Estatística do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF/FURG. Atua no Ensino de Graduação e Pós-Graduação de Estatística e Pesquisa e Extensão em Educação Estatística

Downloads

Como Citar

Carvalho, R. A. de, Blank, C. K., Moreno, A. S., & Silva, M. P. M. da. (2016). Avaliação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG: percepção dos discentes. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 19–42. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2173

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.