Análise multivariada de componentes principais dos fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação

Autores

  • João de Melo Maricato Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Itala Moreira Alves Bibliotecária no Instituto Federal Goiano - IFG
  • Dalton Lopes Martins Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Informação e Comunicação (FIC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2197

Palavras-chave:

análise multivariada, bibliometria, cientometria, pós-graduação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivos contribuir para o objeto empírico “fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação”, e, sobretudo, explorar e compreender as potencialidades do uso da análise multivariada de componentes principais para a análise de dados no campo da ciência da Informação, em especial, nas áreas de bibliometria e da cientometria. A pesquisa foi feita com 578 docentes doutores das instituições públicas de ensino superior do estado de Goiás, com o retorno de 122 respostas válidas. Utilizou-se como metodologia de análise dos resultados alguns elementos de estatística descritiva e, também, análise multivariada de componentes principais por meio do Software SPSS. A análise mostra que das 22 variáveis utilizadas para realização desta pesquisa 4 fatores nos ajudam a explicar a variabilidade dos dados e apontam para condições fundamentais de entendimento das causas e questões que levam a esses resultados: fator infraestrutura, fator pessoal, fator motivacional e fator político. Estes aspectos estão próximos da realidade de gestores, o que facilita no processo de planejamento e incentivo aos sistemas de pós-graduação. Entende-se que análise multivariada pode ser utilizada em diversos tipos de problemas, tais como a caracterização de perfis de grupos, instituições, pesquisadores, artigos, citações, entre outros objetos de análise em relação a diferentes conjuntos de variáveis utilizados para descrever esses objetos. Tanto para a realização de estudos comparativos de indivíduos quando de variáveis utilizadas para descrevê-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João de Melo Maricato, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2010), onde teve sua Tese premiada como a melhor da área de Ciências Sociais Aplicadas. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002). Atuou em instituições públicas e privadas, como a Tecumseh do Brasil, Centro Técnico Aeroespacial (CTA/IFI), Universidade Estadual Paulista (UNESP). Lecionou no curso de Bacharelado em Biblioteconomia das Faculdades IMAPES. Editor do periódico Comunicação & Informação. Revisor dos periódicos Anales de Documentación e Transinformação. Atualmente é docente na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Universidade Federal de Goiás (FACOMB/UFG). Atua, especialmente, na áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação, Comunicação Científica, Construção de indicadores e Métodos e Técnicas Bibliométricas e Cientométricas.

Itala Moreira Alves, Bibliotecária no Instituto Federal Goiano - IFG

Especialista em Avaliação de Ambientes Informacionais (UFG), Bacharel em Biblioteconomia (UFG), Bibliotecária no Instituto Federal Goiano (IFG).

Dalton Lopes Martins, Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Informação e Comunicação (FIC)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), Professor na Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).

Downloads

Como Citar

Maricato, J. de M., Alves, I. M., & Martins, D. L. (2016). Análise multivariada de componentes principais dos fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 107–123. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2197

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.