As concepções teóricas de avaliação de documentos de arquivo na legislação brasileira

Autores

  • Maria Ivonete Gomes do Nascimento Universidade de Brasília - UnB
  • Eliane Braga Oliveira Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2218

Palavras-chave:

administração pública, avaliação de documentos, arquivos, gestão de documentos, legislação, Brasil

Resumo

Apresenta resultado de pesquisa sobre avaliação de documentos de arquivo na Administração Pública Federal brasileira, desenvolvida no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília. A avaliação de documentos de arquivo, uma das principais operações da gestão de documentos, visa a promoção da eficiência administrativa e a preservação da memória das organizações e da sociedade. A pesquisa tem como objetivo mapear a legislação brasileira referente à avaliação de documentos de arquivo e identificar as vertentes teóricas internacionais e nacionais que embasam essa legislação. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema em autores da Europa, América do Norte, América Latina e Brasil, e identificou-se a legislação brasileira referente ao assunto. Verificou-se que existe uma variedade de proposições referentes a avaliação de documentos de arquivos. Observou-se que a teoria do valor, apresentada como critério para a guarda ou a eliminação de documentos e proposta pelos autores norte-americanos Philip Brooks e Theodore Schellenberg, tem predominância conceitual na legislação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ivonete Gomes do Nascimento, Universidade de Brasília - UnB

Possui Mestrado em Ciência da Informação, pela Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília (2015). É especializada em Gestão Pública e em Controladoria Governamental. É bacharel em Arquivologia. Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Informação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPQ. É professora substituta do curso de Arquivologia, na Faculdade de Ciência da Informação, na Universidade de Brasília.

Eliane Braga Oliveira, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2010). Fez estágio de doutoramento na Universidade do Porto, Portugal, com bolsa do Programa PDDE da CAPES. É professora do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão das informações arquivísticas, avaliação documental, arquivos públicos, informação pública e ensino de arquivologia.

Downloads

Como Citar

Nascimento, M. I. G. do, & Oliveira, E. B. (2016). As concepções teóricas de avaliação de documentos de arquivo na legislação brasileira. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 162–177. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2218

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.