Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades

Autores

  • Mônica Regina Peres Universidade de Brasília - UnB
  • Antonio Lisboa Carvalho de Miranda Universidade de Brasília - UnB
  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2231

Palavras-chave:

competência em informação, iniciação científica, inclusão digital, multivocalidade

Resumo

Competência em Informação é um conjunto de habilidades e competências, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente, capazes de tornar uma pessoa mais autônoma na busca e uso de informações. Com um ciclo completo de ações, o aluno de graduação deverá perceber suas limitações e necessidades, o contexto onde se insere, para em um segundo momento iniciar a busca de informações que supra suas carências. É na Biblioteconomia que as preocupações com a busca e a recuperação da informação são trabalhadas cientificamente em metodologias avançadas. Este texto descreve o programa que visa criar um modelo de Competência em Informação sob a ética da multivocalidade. O uso de vários tipos e suportes informacionais para ensino, pesquisa e extensão, subsidiará as pesquisas discentes, estimulando a ação cooperativa e em rede. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação das competências em informação que possa servir de estimulo à Iniciação Científica. Criar um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem e para a cidadania em ambientes tecnológicos. O programa atenderá em dois anos 500 alunos de graduação da Universidade de Brasília para uma formação multidisciplinar na realização de pesquisas acadêmicas e cientificas. Durante o processo de pesquisa e elaboração de programação didática, serão disponibilizados materiais e tutoriais com análise permanente da eficácia das ferramentas desenvolvidas. Nas oficinas haverá dinâmicas e as atividades serão adaptadas considerando o perfil do aluno e complementadas com uma permanente avaliação das ações e a disseminação de produtos e serviços. Os alunos deverão estar aptos para uma comunicação colaborativa, integrando as habilidades desenvolvidas em um ambiente de comunicação com recursos múltiplos e informação multidimensional. Todos os materiais produzidos serão expostos durante a feira de ciências que deverá ocorrer juntamente com a Semana Acadêmica/Extensão. Pretende-se contribuir para a melhoria dos processos de inclusão dos cidadãos na sociedade da informação, através da criação e aplicação de um modelo formativo baseado em competências digitais e informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Regina Peres, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (1990) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2009), aluna de doutorado na Faculdade de Ciência da Informação (FCI/UnB) onde também atuou como assistente de direção, professora voluntária e substituta no curso de Biblioteconomia. Atualmente é prestador de serviço da Fundação Getúlio Vargas e bibliotecária da Universidade de Brasília onde atua como assessora de direção na Biblioteca Central. Tem experiência em gestão de projetos e com Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteconomia, eventos, gestão, educação, educação inclusiva e ciência da informação.

Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidad Central de Venezuela (1970), mestrado em Ciência da Informação pela Loughborough University Of Technology (1975) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). É professor titular da Universidade de Brasília (UnB) concursado. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Planejamento de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e inclusão digital, acesso a informação, sociedade da informação, sistemas de informação, comunicação científica. Foi o criador da comutação bibliográfica no Brasil. Atualmente, estuda os fenômenos da comunicação da informação com interesse nos processos criativos, estéticos e éticos da animaverbivocovisualidade no âmbito da convergência tecnológica.

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília - UnB

É doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003), com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990). Atua na área de editoração, formação de acervos e competência informacional. É professora Associada. Exerce, desde 2010, a direção da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, sendo membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UnB (CEPE), Conselho de Administração (CAD) e Conselho Superior da UnB (CONSUNI). É professora na Faculdade de Ciência da Informação, na graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Integra a comissão científica da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (periódico internacional sob a responsabilidade editorial da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e Departamento de Documentación da Universidad Carlos III de Madrid - Espanha. Coopera também na série Tempus e Tempus Actas. É parecerista em várias revistas da área de Ciência da Informação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva, competência em Informação e inclusão digital. É representante da Universidade de Brasília no convênio com a Universidad Complutense de Madrid (UCM), onde mantém contato com pesquisadores nos departamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Documentação da UCM. É líder do grupo de Pesquisa Competência Informacional certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia(MCT).

Downloads

Como Citar

Peres, M. R., Miranda, A. L. C. de, & Simeão, E. L. M. S. (2016). Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 213–220. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2231

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.