Organização e tratamento descritivo para registros imagéticos

Autores

  • Luiz Carlos Flôres de Assumpção Universidade de Brasília - UnB
  • André Porto Ancona Lopez Universidade de Brasília - UnB
  • Frank Carlos Lemos Costa Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2233

Palavras-chave:

descrição arquivística, folclore, registros imagéticos, quadrilha junina, sustentabilidade

Resumo

A utilização de um sistema de descrição arquivística é complexo tanto físico quanto online, principalmente quando se trata de registros imagéticos/fotográficos. O estudo busca apresentar as formas de descrição de um sistema de arquivos online com registros imagéticos na execução de projetos culturais. Trata-se de uma pesquisa prática com participação direta nos eventos, aplicação de entrevistas estruturadas com perguntas abertas aos organizadores e participantes durante a realização do projeto Circuito de Quadrilhas Juninas do Araguaia-Cirquaia-2014. Os registros imagéticos/fotografias coletados para descrição foram encontrados em arquivos nos Hard Disk ”“ dos computadores, pen drive, CD/DVD dos organizadores do evento e também fornecidos pelos participantes com poucas descrições como data ou local, nome do evento sem nenhum tratamento informacional específico, outra parte registrada pelo próprio pesquisador durante a execução do projeto. Espera-se que os resultados do armazenamento com as descrições informacionais deem um suporte para a preservação de memória histórica e a possibilidade de serem utilizadas como forma de comprovação e apoio na sustentabilidade das atividades socioculturais dos Grupos de Quadrilhas Juninas participantes. Para a continuidade e o aprimoramento do uso dos registros imagéticos, sugerimos que os registros das execuções dos eventos sejam feitos por fotógrafos e equipamentos profissionais a fim de melhorias na qualidade dos registros a serem armazenados. E que a descrição ocorra em colaboração com os organizadores para melhor identificação das imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Flôres de Assumpção, Universidade de Brasília - UnB

Doutorado em Ciência da Informação - UNB (2015), Mestrado em Ciência da Informação - UNB (2013), Especialização em Docência do Ensino Superior com Ênfase em Ead - FAJESU (2012), Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela UNB (2008), Mestrado em Liderança pela Universidade de Santo Amaro - UNISA-SP (2007), MBA Executivo em Gestão Empresarial - FGV Managment - FGV- RJ (2004). Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia - FATEC-RO (2003), atuou como Adm. da Empresa - Studio Mil Som Publicidade e Promoções Ltda, como Professor titular da Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron das disciplinas Fundamentos de RH, Estratégias e Técnicas de Recrutamento e Seleção, Planejamento de RH, Logística Empresarial, Adm de Materiais e Patrimônio, Planejamento e Formação de preço, Plano de Negócios. Professor-tutor em EaD do FGV on line - Programa de Educação a Distância da Fundação Getúlio Vargas - RJ das disciplinas Gestão de Pessoas I e II. Na Unicentro-RO, como professor convidado - Adm. Mercadológica I e coordenação da Empresa Júnior-Proativa (desenvolvendo o Projeto Banco de Talentos) do curso de Administração. FAJESU-DF prof. OS&M, Gestão da Produção, Plan. e Gestão Estratégica e TCC, coordenação da Empresa Júnior - OCP-Jr e Membro do NDE. Na UNB - Faculdade de Ciência da Informação como Prof. Voluntário em Gerenciamento de Projetos e Processos com MSProject 2007 e BizAgi. Faculdade CECAP como prof. de Marketing I, Plano de Negócios e Gestão da Produção. Experiência na área de Administração de Empresas, nas áreas de Recursos Humanos, desenvolvimento de competências e liderança; treinamento téc. em áudio, elaboração, desenvolvimento e gerenciamento de projetos culturais, sistemas de sonorização em ambiente fechado e aberto.

André Porto Ancona Lopez, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em História Social (2001), mestre em História Social (1994), licenciado em História (1992), especialista em Organização de Arquivos (1990) e bacharel em História (1989); todos os títulos obtidos na Universidade de São Paulo (USP). É professor da Universidade de Brasília (UnB), onde se dedica à graduação em Arquivologia e à pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciência da Informação.

Frank Carlos Lemos Costa, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Tecnologia de Redes pela FACULDADE JESUS MARIA JOSÉ(2012) e especialização em Engenharia de Software pela AVM Faculdade Integrada(2015). Atualmente é Militar de carreira da Diretoria de Saúde - Departamento-Geral do Pessoal - Exército Brasileiro, Professor da Atenas Tecnologia e Especialista da Inforsol - Soluções em Informática. Tem experiência na área de Defesa.

Downloads

Como Citar

Assumpção, L. C. F. de, Lopez, A. P. A., & Costa, F. C. L. (2016). Organização e tratamento descritivo para registros imagéticos. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 221–241. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2233

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.