Prototipagem de banco de dados: o uso da teoria da classificação facetada na modelagem de dados

Autores

  • Márcio Bezerra da Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Dulce Amélia de Brito Neves Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2236

Palavras-chave:

bancos de dados, classificação facetada, modelagem de dados, modelagem física, modelagem lógica

Resumo

Apresenta a inserção da Teoria da Classificação Facetada (TCF) na prototipagem de Banco de Dados (BD) a partir da modelagem de dados, mais especificamente nas etapas de programação: lógica e física. Discute modelagem de dados em BD como técnica que deverá representar a realidade do ambiente que o sistema será inserido. Objetiva-se, de forma maior, a partir de um percurso metodológico formado pela pesquisa aplicada, exploratória e bibliográfica, de abordagem qualitativa, apresentar a aplicação da classificação facetada para organização do conhecimento, visando à recuperação da informação em BD; e de forma específica, investigar a possibilidade de aplicabilidade da classificação facetada com a modelagem de dados em ambientes digitais e expor um panorama de uso do protótipo de BD. Alcança, como resultados da pesquisa, as contribuições da TCF na modelagem lógica e física, especificamente nos métodos de formação de assunto de Ranganathan, dissecação e desnudação, feito na modelagem conceitual (outro trabalho); e na modelagem física, ou seja, na escolha de recursos de software que, em seguida, a confeccionou os módulos do sistema em Cadastro (catalogação), Classificação e Pesquisa (busca); além de contribuições da TCF na facetação ilimitada e filtragem nas ocorrências de buscas, tornando as pesquisas mais precisas. Conclui-se que os subsídios para o desenvolvimento do Sistema Facetado foi a TCF na modelagem de dados em BD, e mesmo com os resultados satisfatórios, a grande questão encontra-se na ausência de modelos e/ou estudos empíricos que apresentem metodologias e testes, nos oferecendo como ponto de partida a imaginação e conhecimento profissional em BD. Finaliza almejando o desejo de outros estudos, outros modelos, os quais poderão nos ajudar a ampliar esta discussão para ambientes mais gerais, abrangentes, como é o caso da Web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Bezerra da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (início 2012). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Escola Técnica Virgínia Patrick-RJ (1996). Professor da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Experiência e formação na área de Processamento de Dados (Computação). Atualmente se dedicando a direcionar e utilizar tal experiência na Educação (ensino), Ciência da Informação e áreas afins. Interesse por Tecnologias; Banco de Dados; Arquitetura da Informação, Acessibilidade, Usabilidade e Web; Representação, Organização e Recuperação da Informação. Membro dos grupos de estudos Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação (LORPUI) - UFPB; G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação - UFBA; e Publicações Eletrônicas - UNB.

Dulce Amélia de Brito Neves, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG, Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Ministra disciplina Representação Temática da Informação, Metodologia do Trabalho Científico na graduação. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, na linha de Memória, organização, acesso e uso da informação orientadora e pesquisadora do mestrado e doutorado. Coordena os Grupos de Pesquisa: Leitura, organização, representação, produção e uso da informação e Representação temática da informação em Arquivística. Membro da: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ANCIB e do Capítulo Brasileiro da International Society for Knowledge Organization - ISKO, no Brasil e no exterior da International Society for Knowledge Organization - ISKO. Faz parte do Corpo Editorial da Revista Informação & Sociedade: Estudos e Revista Biblionline, da Revista Ciência da Informação, Revista Encontros Bibli (UFSC), Informação & Informação, Revista Brasileira de Pós-graduação (Capes), Journal of Information Science, Revista ACB (Associação Catarinense de Bibliotecários), Ponto de Acesso. Consultora Had Hoc da Capes. Áreas de interesse Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e Arquivologia, atuando principalmente em: Representação da Informação, Organização da Informação. Indexação, Metacognição, Leitura em Unidades de Informação, Comportamento Informacional.

Downloads

Como Citar

Silva, M. B. da, & Neves, D. A. de B. (2016). Prototipagem de banco de dados: o uso da teoria da classificação facetada na modelagem de dados. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 242–257. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2236

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.