A contribuição da arquitetura da informação para o gerenciamento de serviços de TI

Autores

  • Mauricio Rocha Lyra Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

arquitetura da informação, gestão da informação, recuperação da informação

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de contribuição da arquitetura da informação para complementação do modelo de melhores práticas de gerenciamento de serviços (ITIL) com a intenção de abarcar ao modelo os conceitos, princípios e fundamentos da arquitetura da informação. Para tanto foram realizados estudos sobre a relação da ciência da informação, arquitetura da informação, tecnologia da informação, governança de TI e o modelo de melhores práticas de gerenciamento de serviços (ITIL). A proposta foi submetida à apreciação de especialistas em arquitetura da informação e gestores de TI, por meio de entrevista com o propósito de avaliar a contribuição da arquitetura da informação para esse modelo. O método de pesquisa utilizado foi o grupo focal, que compreende investigação exploratória para avaliar a proposta e formular questões pertinentes. A partir dos resultados e das análises geradas, evidenciou-se a percepção de que os conceitos, princípios e fundamentos da arquitetura da informação estão presentes nas necessidades do gerenciamento de serviços de TI, embora o modelo de melhores práticas da ITIL não os descreva. A contribuição dessa proposta, talvez a mais relevante, é a inserção de uma abordagem científico-metodológica para o modelo de melhores práticas da ITIL. Inclui no modelo de melhores práticas da ITIL os conceitos basilares da arquitetura da informação e abre caminho para uma possibilidade de dar a esse modelo uma primeira fundamentação teórica na ciência da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Rocha Lyra, Universidade de Brasília - UnB

Graduado em Licenciatura plena em Matematica pelo Centro Universitário de Brasília (1987). MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela FGV e MBA em Administração em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela UCB. Doutorado em Cência da Informação na Universidade de Brasília - UNB. Certificado ITIL, COBIT, PMP, RUP, CTFL, MCSO, OCUP e ISO 20000. Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Brasília e funcionário da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil. Tem experiência de mais de 25 anos na área de Ciência da Computação. Autor do livro Segurança e Auditoria em Sistemas de Informação publicado pela editora Ciência Moderna. Organizador do livro Governança da Segurança da Informação publicado em 2015.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Lyra, M. R. (2016). A contribuição da arquitetura da informação para o gerenciamento de serviços de TI. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 317. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2257

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.