Critérios para a avaliação de taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico

Autores

  • Raphael da Silva Cavalcante Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

comércio eletrônico, organização da informação, sítios da web, taxonomia navegacional

Resumo

Esta pesquisa estuda as taxonomias navegacionais como instrumentos para representação e organização da informação. O objetivo principal consiste na proposição de critérios para a avaliação das taxonomias navegacionais empregadas em sítios de comércio eletrônico. A escolha do ambiente de aplicação considera o uso difundido das taxonomias nos sítios referidos. Em seu percurso metodológico, a pesquisa apresenta revisão de literatura, na qual se discutem aspectos teóricos acerca de informação, conhecimento, sistemas de organização do conhecimento e taxonomias. Dessa forma, são definidos dois critérios de avaliação: a Comunicabilidade e a Organização. A amostra selecionada para a aplicação dos critérios compõe-se de cinco lojas virtuais. O resultado da avaliação de cada loja é representado por uma menção qualitativa. Finalmente, entende a construção de taxonomias como uma atividade subjetiva, mas defende que recomendações mínimas devem ser consideradas. Os critérios de avaliação são validados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael da Silva Cavalcante, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2012). Possui graduação em Biblioteconomia também pela Universidade de Brasília (2007). Profissionalmente, exerce o cargo de Analista Legislativo - Bibliotecário da Câmara dos Deputados. Tem interesse no estudo de Sistemas de Organização do Conhecimento, processos de disseminação da informação e do papel social exercido pelas bibliotecas e bibliotecários.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Cavalcante, R. da S. (2016). Critérios para a avaliação de taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 323. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2263

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.