As contribuições de projetos colaborativos de ubiquidade, convergência, hibridismo na mobilidade informacional de um território

Autores

  • Benedito Medeiros Neto Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2416

Palavras-chave:

Cibercultura. Computação. Comunicação. Mobilidade informacional. Tecnologia da informação.

Resumo

Aqui, neste estudo, pretendeu-se fazer reflexões sobre as influências da convergências das tecnologia e ubiquidade dos meios, da, do hibridismo dos conteúdos mídias na mobilidade informacional de um território, no contexto da Sociedade Contemporânea ou Líquida. A função mobilidade informacional em um território foi estabelecida a partir dos conceitos ou variáveis independentes: TIC; Ubiquidade; Convergência; e Hibridismo. De forma a mostrar a dependência da mobilidade  da Informação destes conceitos, elaborou-se uma metodologia experimental, em  passos,  para facilitar a compreensão das implicações mobilidade informacional  em uma área de intervenção, comunidade aprendizagem. No final aplicou-se os conceitos e a função em uma região administrativa do DF. O desenvolvimento foi com base na  implementação de Projetos Colaborativos:  construção de conteúdos para cursos de literacias digitais, conteúdos para informática para comunidades, análise de redes sociais, suporte técnico e infraestrutura de TIC, e gestão escolar. Ficou visível como os citados conceitos se interrelacionam e levam a um ambiente de mobilidade  informacional e de aprendizagem,  com base na inteligência coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Medeiros Neto, Universidade de Brasília - UnB

Pesquisador Associado da Escola do Futuro-USP e do IBICT/MCT.http://futuro.usp.br/portal/EmFoco/Novidades.view.ef?id=63&;cat=novidades. Pós-Doutorando da Escola de Comunicação e Arte/USP. Doutor em Ciência da Informação/UnB. Mestrado em Pesquisa Operacional (Estatística e Métodos Quantitativos) pela UnB (1981). Especialista em Engenharia Elétrica pela UnB (1986). Engenheiro Eletricista pela UnB (1975). Foi Consultor para Inclusão Digital dos Ministério das Comunicação e Coordenador de Gestão do Conhecimento e Avaliação do Programa GESAC. Foi Gerente de Diretoria e Assessor/Apoio Técnico (FAT) de Diretoria da ECT/Tecnologia e Infra-Estrutura (2007),  Analista de Correios Sênior da ECT(2008) e Analista de Sistema Sênior. Foi Professor de Ensino Superior/ESAP/ECT, Professor Universidade Católica de Brasília e Professor do CEUB. Chefe de Seção de Telecomunicações do Sistema Telebrás.

 Áreas de atuação e pesquisa são: Ciência da Informação, Comunicação da Informação, Competênfcia em Informação, Ciência da Computação, Cidades Digitais, Inclusão Digital, Redes Sociais,  Cidadania,  Avaliação de Programas de Inclusão Digital e Inovação. Fez parte do Conselho Editorial do Programa GESAC.

Downloads

Como Citar

Medeiros Neto, B. (2016). As contribuições de projetos colaborativos de ubiquidade, convergência, hibridismo na mobilidade informacional de um território. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 365–386. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2416

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.