Análise dimensional da Competência Informacional: bases teóricas e conceituais para reflexão

Autores

  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2420

Palavras-chave:

competência informacional, análise dimensional

Resumo

O artigo argumenta em favor de uma análise dimensional para os estudos em torno da Competência Informacional. É parte integrante de uma pesquisa mais ampla sobre a temática e é um dos resultados do levantamento bibliográfico já realizado. Utiliza a análise conceitual/dimensional como foco metodológico para a compreensão da Competência Informacional. Apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa em andamento que mostra a tendência de alguns pesquisadores em investigar esta metacompetência sob o foco das dimensões. O estudo indica que há um movimento e uma convergência para analisar a Competência Informacional como uma área multidimensional e, por este motivo, investigações que se realizarem sobre esta temática, precisam considerar a análise dimensional. Conclui-se que o desenvolvimento da Competência Informacional pode ocorrer por um repertório de conteúdos relacionados e a partir da análise e compreensão das dimensões nela observadas. As reflexões realizadas a partir das dimensões identificadas sugerem possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da informação e para o atendimento a demandas informacionais de grupos distintos, voltados à cidadania e à realidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Departamento de Ciência da Informação (CIN) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) Centro de Ciências da Educação (CED)

Downloads

Como Citar

Vitorino, E. V. (2016). Análise dimensional da Competência Informacional: bases teóricas e conceituais para reflexão. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 421–440. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2420

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.