História do papel: panorama evolutivo das técnicas de produção e implicações para sua preservação

Autores

  • Clara Landim Fritoli Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Eduardo Leite Krüger Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Silmara Küster de Paula Carvalho Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2424

Palavras-chave:

Monitoração ambiental, bens culturais, climatização de acervos, conservação documental, documentos em papel, isopermas, monitoração ambiental

Resumo

Este artigo conta a história do papel em breves linhas, inclusive sobre seu aparecimento no Brasil, traçando um panorama evolutivo das técnicas de produção e das implicações para sua preservação, especialmente no que se refere aos processos de fabricação conhecidos. Apresenta o método das isopermas, uma ferramenta que quantifica o efeito dos fatores ambientais de temperatura e de umidade relativa percentual sobre a expectativa de vida útil prevista para coleções em suporte de papel. Para tal, aborda o monitoramento de acervos e reservas técnicas assim como o monitoramento experimental e ensaios de envelhecimento natural de amostras de papel, demonstrando a importância de se lançar um olhar sobre esse material como testemunho dos processos de modificação técnica e tecnológica, e das influências positivas e negativas que essas alterações provocam em sua permanência. Finaliza a abordagem lembrando que o advento do registro das informações em meio digital aparece como solução para tornar as informações mais acessíveis, mas também requer mudanças específicas na política de preservação dos novos acervos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Landim Fritoli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1995). Especialista em Conservação e Restauração de Obras sobre papel pela Universidade Federal do Paraná (1999) , atuando principalmente nos seguintes temas: preservação patrimonial, conservação e restauração de acervos bibliográficos, arquivísticos e obras de arte sobre papel.

Eduardo Leite Krüger, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (1989), mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Arquitetura pela Universität Hannover, Alemanha (1998), pós-doutorado na Ben-Gurion University of the Negev, Israel (2006), e estágio sênior (CAPES) junto à Glasgow Caledonian University, Reino Unido (2011). Atualmente é Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, professor do Departamento Acadêmico de Construção Civil (UTFPR), professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, ambos da UTFPR, consultor ad hoc e membro do comitê de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, da Israel Science Foundation, do CNPq e da CAPES. Atua regularmente como revisor (referee) para os seguintes periódicos: Ambiente Construído, Applied Energy, Construction & Building Materials, Building & Environment, Cities, Energy & Buildings, Energy (Oxford), International Journal of Biometeorology, International Journal of Climatology, Landscape & Urban Planning, Physiology and Behavior, dentre outros. Publicou 80 artigos em periódicos especializados e 187 trabalhos em anais de eventos. Possui 12 capítulos de livros e 1 livro publicado. Orientou 4 teses de doutorado (2 co-orientações) e 30 dissertações de mestrado (3 co-orientações), 4 bolsistas de iniciação científica e 18 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Planejamento Urbano e Regional. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental.

Silmara Küster de Paula Carvalho, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2005. Professora Assistente do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade de Brasília desde 2009. Coordenadora do Curso de Museologia no Biênio (2012-2014). Coordenadora da Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia Biênio (2015-2016). Formada em Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1989) e Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1991), complementou seus estudos em Especialização em Fundamentos Estéticos para a Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992), Especialização em Conservação de Obras sobre Papel pela Universidade Federal do Paraná (1998).

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

Fritoli, C. L., Krüger, E. L., & Carvalho, S. K. de P. (2017). História do papel: panorama evolutivo das técnicas de produção e implicações para sua preservação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 475–502. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2424

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.