Documento digital e preservação digital: algumas considerações conceituais

Autores

  • Ernesto Carlos Bodê Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2425

Palavras-chave:

documentos digitais, documentos eletrônicos, preservação digital

Resumo

Apresenta o histórico de desenvolvimento do documento digital e a relação com outros tipos documentais. Discute o seu papel e suas características relevantes para o entendimento da preservação digital. Considera tanto o documento digital que já nasce nesta forma, como também aqueles oriundos de processos de digitalização a partir de outros documentos em suportes tradicionais como o papel comum ou o papel fotográfico. O artigo inclui as diferenças conceituais entre documento eletrônico e documento digital e a relação entre a preservação tradicional, que se ocupa dos documentos em suportes tangíveis, e a preservação digital. Toma os conceitos de documento e preservação exarados por instituições de referência e por pesquisadores destacados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Carlos Bodê, Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília através de pesquisas sobre preservação de documentos digitais. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, além da graduação em Arquivologia pela mesma universidade. Possui experiência profissional como Gestor de Documentos em diferentes suportes, incluindo fotografias digitais, documentos sonoros, além daqueles em suportes tradicionais como o papel e microfilme. Como pesquisador, atua principalmente em pesquisas nos seguintes temas: preservação de documentos digitais, gestão documental, arquivos e bibliotecas digitais. Como profissional, atua como Analista de Documentação na Câmara dos Deputados em Brasília no Centro de Documentação. Atualmente, é chefe da seção de gestão do repositório de preservação digital.

Downloads

Como Citar

Bodê, E. C. (2016). Documento digital e preservação digital: algumas considerações conceituais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 503–516. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2425

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.