Competência informacional: aprendizado individual ao longo da vida

Autores

  • Ana Claudia Soares Cavalcante Gama Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

aprendizagem ao longo da vida, ciência da informação, competência informacional, letramento informacional

Resumo

Esta pesquisa foi direcionada à identificação de uma definição válida para competência informacional em publicações sobre o tema, bem como buscou identificar quais são os processos de aprendizagem vivenciados pelos profissionais da informação para o alcance da sua competência informacional. As etapas da pesquisa incluíram a seleção de extratos literários utilizando artigos, pesquisas e livros publicados em diversos países e a avaliação dos profissionais da informação (servidores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia, IBICT) para a obtenção de um percentual de concordância, identificando a origem da aprendizagem. A metodologia usada para o desenvolvimento desta pesquisa foi a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). A fundamentação teórica considerou trabalhos publicados sobre o assunto ou a ele relacionados no período compreendido entre 1968 e 2012, em três idiomas (português, espanhol e inglês), que se encontram publicados em vários países, tais como: Estados Unidos, Austrália, Espanha, México, Turquia, Chile, Portugal, Brasil e Egito. Das referências, foram extraídos padrões e conceitos, posteriormente agrupados por similaridade, gerando três categorias: conhecimento, habilidades e atitudes. As categorias e suas descrições conceituais fundamentaram as perguntas do questionário de coleta de dados. Os resultados revelaram elevado percentual de concordância, com variações entre 83% e 100%, indicando que a competência informacional é o resultado de um processo de aprendizagem ao longo da vida que incorpora não só a aprendizagem de conhecimento, mas a aprendizagem de habilidades e atitudes, compondo três grandes categorias (conhecimentos, habilidades e atitudes) que suportam conceitos e padrões, que evoluem de forma cumulativa, ou seja, cada novo aprendizado se soma aos adquiridos anteriormente, preparando o indivíduo para a resolução de problemas de maior complexidade Ao final da pesquisa foi possível observar que a expectativa inicial, de encontrar os cursos / treinamentos como sendo a principal fonte desse tipo de aprendizagem, estava errada e ficou classificada em terceiro lugar, atrás do esforço pessoal (primeiro lugar) e da aprendizagem que ocorre no trabalho ou com especialistas (segundo lugar). Esse resultado destaca a importância da automotivação e da autodeterminação para a aprendizagem que leva ao alcance da competência informacional. A tese apresenta uma proposta teórica sobre competência informacional e os diferentes tipos de aprendizagem vivenciadas pelos integrantes das amostras (pré-teste e teste).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Soares Cavalcante Gama, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciência da Informação (Universidade de Brasília - UNB), concluiu mestrado, especialização e bacharelado em Administração de Empresas pelas universidades Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Estadual do Ceará (UECE) e Fundação Edson Queiroz (UNIFOR), respectivamente. É Servidora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi gestora dos prêmios: José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica e do Mercosul de Ciência e Tecnologia. Atualmente trabalha no Programa Ciência sem Fronteiras na gestão das chamadas para os países: Holanda, Alemanha, Polônia, Finlândia e República Tcheca. Trabalhou em várias unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), entre elas: no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no Observatório Nacional (ON), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) / Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), incluindo atividades de assessoramento e em atividades relacionadas à gestão, elaboração e coordenação de projetos. Tem mais de trinta e quatro anos de carreira em áreas técnicas, de análise e administrativa, além de ter sido substituta legal da Coordenadora Geral de Desenvolvimento de Novos produtos no IBICT (DAS 4). Exerceu atividades de magistério em cursos de bacharelado, como professora titular, nas Universidades Nilton Lins (UNI NILTONLINS), na Escola Superior Batista da Amazônia (ESBAM) e nas Faculdades JK, em Brasília(DF). Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil S/A por mais de 18 anos exercendo atividades de auditoria industrial, análise, seleção, acompanhamento de projetos de pesquisa científicos e tecnológicos e atividades de assessoramento técnico e administrativo.

Downloads

Como Citar

Gama, A. C. S. C. (2016). Competência informacional: aprendizado individual ao longo da vida. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 572. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2439

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.