Web semântica e repositórios digitais educacionais na área de saúde: uma modelagem com foco no objetivo de aprendizagem para refinar resultados de busca

Autores

  • Fernanda de Souza Monteiro Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

bancos de dados, bibliotecas digitais, ciências médicas, educação, repositórios digitais, web semântica

Resumo

Apresenta modelagem baseada em Web Semântica para repositórios digitais educacionais na área de saúde, que disponibilizam objetos de aprendizagem com aspectos educacionais descritos em formulários de metadados. Foram identificadas características dos objetos de aprendizagem, com foco no objetivo de aprendizagem; agregadas tecnologias da Web Semântica à arquitetura desses repositórios e definida estrutura de informação adequada. Isso viabilizou inferências automáticas e contribuiu com o refinamento dos resultados de busca do usuário, aprimorando a recuperação da informação. Aborda repositórios digitais educacionais, as características e peculiaridades que influenciam sua utilização; Web Semântica e suas tecnologias para estrutura e sintaxe, lógica e semântica; e também são feitas considerações sobre metadados utilizados na descrição da informação dos objetos de aprendizagem. Como resultado, obtém-se modelagem que considera o processo de descrição e recuperação de objetos de aprendizagem, segundo seus aspectos educacionais; informações sobre a implementação; quadro com metadados LOM e Dublin Core correlacionados; e a simulação do resultado de busca em repositório digital educacional na área de saúde, com a implementação da modelagem proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Monteiro, Universidade de Brasília - UnB

Professora adjunta da Universidade de Brasília. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008). Graduada em Biblioteconomia pela mesma universidade (2005). Foi coordenadora do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE/MEC). Atuou como gerente da equipe de Ciência da Informação, no desenvolvimento e implantação do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES/MS) e na elaboração da Política de Acesso Aberto da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/Fiocruz). Possui experiência e pesquisas em Web semântica, Arquitetura da Informação, Organização e Representação da Informação, Repositórios digitais, objetos de aprendizagem e Direitos autorais. Atua no planejamento e organização unidades de informação digitais e na produção de objetos de aprendizagem.

Downloads

Como Citar

Monteiro, F. de S. (2016). Web semântica e repositórios digitais educacionais na área de saúde: uma modelagem com foco no objetivo de aprendizagem para refinar resultados de busca. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 575. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2442

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.