A relação entre informação e a estrutura de conhecimento na resolução de problemas: estudo experimental

Autores

  • Shirley Guimarães Pimenta Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

comportamento informacional, estudo de usuários, física, resolução de problemas, abordagem interdisciplinar

Resumo

Discute a interação usuário-texto no contexto da resolução de problemas, adotando abordagem interdisciplinar com contribuições vindas do ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação e do processamento da informação na Psicologia Cognitiva. O objetivo geral é verificar o efeito da interação do solucionador com o enunciado sobre o tempo utilizado e o escore alcançado na resolução de problemas. Com fundamento na literatura referenciada, é proposto modelo conceitual que, enfatizando a relação entre os conceitos estudados, proporciona base para a formulação e verificação de seis hipóteses de trabalho, verificadas por meio do método experimental, recomendado para estudos de relações de causa e efeito. O contexto da verificação é a Física e a situação é a resolução de problemas de Física. O estudo requereu a manipulação de duas variáveis independentes: o nível de expertise do solucionador e da extensão do enunciado do problema. Essas, por sua vez, são consideradas em dois níveis, o primeiro, os solucionadores novatos e experts, e o segundo, enunciados curtos e longos, respectivamente. O efeito dessa manipulação é mensurado em duas variáveis dependentes: o tempo utilizado e o escore alcançado na resolução do problema. São realizados dois experimentos em que se verifica a influência das variáveis independentes na presença e na ausência de interação do solucionador com o enunciado durante a resolução de dois problemas por cada participante. Os dados, tratados estatisticamente, por meio da execução de Análise de Variância e testes t relacionado e independente. No Experimento 1, é verificado que na presença da interação do solucionador com o enunciado, o nível de expertise influencia o escore alcançado e a extensão do enunciado influencia o tempo utilizado e o escore alcançado. No entanto, não é observada interação entre as duas variáveis. No Experimento 2, os resultados indicam que na ausência da interação do solucionador com o enunciado, o nível de expertise não influência o tempo utilizado e o escore alcançado por ambos os grupos. Por outro lado, a extensão do enunciado influencia o tempo utilizado e o escore alcançado. Além disso, é observada interação entre as variáveis independentes sobre o escore alcançado. As conclusões são no sentido de que a interação do usuário-texto desempenha papel primordial no processo de resolução de problemas, produzindo efeito sobre o tempo utilizado e o escore alcançado na resolução do problema. Os achados trazem contribuições de natureza teórico-conceitual, de emprego de método experimento utilizado em menor escala na Ciência da Informação e de reforço à natureza interdisciplinar dessa Ciência. Recomendações para estudos futuros são no sentido de aplicar o modelo conceitual proposto em outros contextos tais como o de tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Guimarães Pimenta, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em administração - UDF Centro Universitário (2004), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2007) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é analista administrativo da Agência Nacional de Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: agências reguladoras, informação, assimetria de informação, regulação e texto.

Downloads

Como Citar

Pimenta, S. G. (2016). A relação entre informação e a estrutura de conhecimento na resolução de problemas: estudo experimental. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 578–579. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2446

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.