Competencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes usuarios en redes sociales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.35533

Palabras clave:

Competencias infocomunicacionales, Competencia en información, Evaluación de la información, Redes sociales, Fake news

Resumen

La investigación aborda el tema de las competencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes en las redes sociales. Aporta los conceptos de fuentes de información, redes sociales y competencias en información y comunicación, convergiendo en competencias infocomunicacionales. Aborda el tema de las fake news y su evolución actual, deepfakes. La investigación cuantitativa se utiliza para determinar si y cómo los adolescentes y jóvenes validan la información obtenida a través de las redes sociales. Los objetivos del estudio son: identificar el uso de las redes sociales como fuente de información por parte de adolescentes y jóvenes y por qué las utilizan; y describir el proceso de evaluación de la información en las redes sociales a la luz de los criterios propuestos por la IFLA. Se concluye que los adolescentes y jóvenes se preocupan por validar la información obtenida a través de las redes sociales; pero demuestran dudas en la aplicación de los criterios de evaluación, destacando el espacio y la necesidad de competencias infocomunicacionales en la formación de esta audiencia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Greison Jacobi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Porto Alegre, RS, Brasil

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN/UFRGS) e Bibliotecário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA). Professora no Departamento de Ciência da Informação (Fabico-UFRGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Citas

ARAÚJO, N. C.; FACHIN, J. Evolução das Fontes de Informação. Biblios: Revista Do Instituto de Ciências Humanas e Da Informação, Rio Grande, v. 29, n. 1, p. 81-96, 2015.

BELO, J. M. C. Comunicação didáctica e competência de comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos In: Livro de Actas: 4º SOPCOM. Aveiro, 2005.

BORGES, J. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.28, n.1, p. 123-140, jan./abr. 2018.

BORGES, J.; BRANDÃO, G. Evolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionais. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 3 n. 2, p. 75-86, mar.-ago. 2017.

BRANDON, J. Terrifying high-tech porn: Creepy 'deepfake' videos are on the rise. Fox News, fev. 2018.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] União. Brasília, 13 de julho de 1990.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Diário Oficial [da] União. Brasília, 5 de agosto de 2013.

BRASIL. Senado Federal. Câmara dos Deputados. Redes sociais, notícias falsas e privacidade de dados na internet: pesquisa DataSenado. [Brasília]: Senado Federal, 2019.

CERIGATO; CASARIN. As mídias como fonte de informação: aspectos para uma avaliação crítica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp., p. 155-176, jan.-jul. 2017.

CERVERÓ, A. C. Alfabetización en información y educación a distancia: una relación necesaria. In: LINHARES, R. N., LUCENA, S. VERSUTI, A. (org.). As redes sociais e seu impacto na cultura e na educação do século XXI. Fortaleza: Edições UFC, 2012.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento, tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.

CIRIBELI, J. P.; PAIVA, V. H. P. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Mediação, Belo Horizonte, v. 13, n. 12, p. 57-74, jan.-jun. 2011.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Kids online Brasil: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: CGI.BR, 2019.

DIAS, I. S. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 73-78, jan.-jun. 2010.

ENTENDA: os deepfakes vão dominar o mundo? Techmundo, set. 2019.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 5, n. esp., 183-196, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GROGAN, D. Science and technology: na introduction to the literature. London: Clive Bingley, 1970.

HELLER, B.; JACOBI, G.; BORGES, J. Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 49, n. 2, p. xx-xx, 2020. No prelo.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

INFOCOM (Org.). Glossário de conceitos infocomunicacionais. [Porto Alegre]: InfoCom, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/infocom/wp-content/uploads/2020/11/Glossario-Final-Revisado.pdf. Acesso em 02 dez. 2020.

IDEAL MARKETING. Mídias Sociais ou Redes Sociais? Chegou a hora de entender a diferença!. Ideal Blog, 2018.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATION AND INSTITUTIONS. Alternative facts and fake news: verifiability in the information society. Library Policy and Advocacy Blog, Jan. 2017.

JACOBI, G. Mídias sociais como fonte de informação de adolescentes e jovens em tempos de fake news. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Biblioteconomia - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

KIELY, E.; ROBERTSON, L. How to Spot Fake News. FactCheck.org, 2016.

KOUTAY, T. A new direction for library information Science: the communication aspecto f information literacy. Information Research, v. 12, n.4, oct. 2007

LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO, CULTURAS POLÃTICAS E ECONOMIA DA COLABORAÇÃO. Grávida de Taubaté. #MuseudeMemes, 11 out. 2017.

LAU, Jesus; BONILLA, José Luis; GÁRATE, Alberto. Inteligência Artificial e Trabalho: Oportunidades de Mídia e Informação para o Ensino Superior. In: Conferência Europeia sobre Alfabetização da Informação. Springer, Cham, 2018. p. 619-628.

MARTÃN, V. A. Las fuentes de información. In: PACIOS LOZANO, Ana Reyes. Técnicas de búsqueda y uso de la información. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces, 2013, p. 23-43.

PÁEZ URDANETA, I. Information para el progresso em América Latina. Caracas: Universidad Simón Bolívar, 1990.

PAIM; Isis; NEHMY, Rosa Maria Quadros. Questões sobre a avaliação da informação: uma abordagem inspirada em Giddens. Perspect. Cienc. Inf., Belo Horizonete, v. 3, n. 2, p. 81-95, jul.-dez. 1998.

PEREIRA, D.A. Mídias sociais como estratégia de comunicação em instituições de ensino: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2013.

RODRIGUES, C.; BLATTMANN, U. Uso das fontes de informação para a geração de conhecimento organizacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 43-58, jul.-dez. 2011.

SENRA, R. Após Twitter, Facebook e Instagram excluem vídeo de Bolsonaro por ‘causar danos reais à s pessoas’. Tilt, 2020.

SCHWARTZ, O. You thought fake news was bad? Deep fakes are where truth goes to die. TheGuardian, nov. 2018.

SILVA; Elbênia Marla Ramos; RAMOS, Fernando Manuel dos Santos; BATISTA, João Carlos Lopes. Desafios no desenvolvimento de competências c omunicacionais nos cursos de licenciatura das universidades do Nordeste brasileiro. Ci. Inf., Brasília, v. 45, n.2, p. 26-40, maio-ago. 2016.

VEJA o que é #FATO ou #FAKE sobre as queimadas na Amazônia. Globo.com, 2019.

WORLD WIDE WEB. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019.

ZATTAR, M. Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.13, n.2, p. 285-293, nov. 2017.

Publicado

2021-10-08

Cómo citar

Jacobi, G., & Borges, J. (2021). Competencias infocomunicacionales de adolescentes y jóvenes usuarios en redes sociales. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 722–741. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.35533

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.