Critérios de utilização do Facebook como instrumento de interação social: estudo comparativo em bibliotecas universitárias nacionais e internacionais

Autores

  • Andrielle Gomes Macedo Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação
  • Greyciane Souza Lins Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8429

Palavras-chave:

bibliotecas universitárias, estudo de usuários, interação social, mídias sociais

Resumo

A pesquisa tem por objetivo o estudo da implantação e das perspectivas de uso das mídias sociais por bibliotecas universitárias do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Visa analisar os desafios e possibilidades na utilização dessas tecnologias para a realização das atividades nas bibliotecas, comparando as práticas de interação social com os usuários. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela análise e descrição dos perfis de nove bibliotecas na rede social Facebook, sendo três delas situadas nos Estados Unidos da América, três no Brasil e três na Inglaterra. Trata-se de um estudo de natureza descritiva com amostras não probabilísticas e por conveniência, com o uso dos métodos comparativo e indutivo por pesquisa de campo e a coleta de dados quanti-qualitativa por observação. Os resultados foram obtidos através de análise descritiva a partir de buscas aplicadas nas mídias sociais, identificando por meio de critérios estabelecidos, as informações e os conteúdos disponibilizados nessas plataformas. Conclui que a implantação dessas ferramentas em bibliotecas universitárias traz benefícios para suas atividades, mas requer planejamento e monitoramento constantes em prol da melhoria eficiente e eficaz na prestação de produtos e serviços, bem como no atendimento aos usuários mediante as possibilidades de comunicação e interação oferecidas por essas plataformas.

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Biografia do Autor

Andrielle Gomes Macedo, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília.

Greyciane Souza Lins, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação

Professora Adjunta da Universidade de Brasília.

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Publicado

2018-02-01

Como Citar

Macedo, A. G., & Lins, G. S. (2018). Critérios de utilização do Facebook como instrumento de interação social: estudo comparativo em bibliotecas universitárias nacionais e internacionais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(1), 58–82. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8429

Edição

Seção

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