A Evasão Escolar sob a Ótica de Profissionais de Ensino

Autores

  • Rita de Cássia Pereira Universidade Federal Fluminense- UFF
  • André Brandão Universidade Federal Fluminense
  • Salete Da Dalt

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v13i29.12668

Palavras-chave:

infrequência escolar, evasão escolar, educação

Resumo

Este paper empreende a análise de dados qualitativos coletados em escolas de Ideb alto, médio e baixo de todas as regiões brasileiras. Nosso objetivo foi perceber como vem se orquestrando o entendimento sobre infrequência e evasão escolar no ensino público. A partir de um levantamento do estado da arte das discussões sobre o tema, identificamos seis grupos explicativos dos motivos que favorecem a manutenção deste fenômeno (exclusão na escola, inadequação do sistema de ensino, fenômeno político macrossocial, aluno problema, despossessão de capital social e vulnerabilidade social). Em seguida, procedemos à análise dos dados e conjugamos as perspectivas teóricas com os dados da pesquisa. O estudo aponta que os profissionais identificam a pressão do trabalho sobre os alunos como um aspecto fundamental para explicar a não adesão à escola, mas também sinalizam que a "resolução" do problema depende, ainda, de aspectos ligados à política de educação em sentido local e geral.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Pereira, Universidade Federal Fluminense- UFF

Assistente Social. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Federal Fluminense- UFF.

André Brandão, Universidade Federal Fluminense

Sociólogo, Mestre em Sociologia, Doutor em Ciências Sociais, Professor da UFF.

Salete Da Dalt

Socióloga, Mestre e Doutoranda em Política Social pela UFF.

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Publicado

03/07/2012

Como Citar

PEREIRA, Rita de Cássia; BRANDÃO, André; DA DALT, Salete. A Evasão Escolar sob a Ótica de Profissionais de Ensino. SER Social, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 113–145, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v13i29.12668. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12668. Acesso em: 13 maio. 2024.