Percursos de uma luta ingente:

a educação infantil como dever do Estado

Autores

  • Ana Paula Tatagiba Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v13i29.12669

Palavras-chave:

educação, infância, creches

Resumo

Este texto discute a trajetória que as políticas públicas voltadas para a infância de 0 a 6 anos percorreram no Brasil, situando a experiência carioca de educação infantil. Considerando as repercussões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente desde 1996 são apresentadas análises do contexto contemporâneo, no qual a educação infantil figura como um direito social, destacando-se as ações desenvolvidas na modalidade Creche.

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Biografia do Autor

Ana Paula Tatagiba, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Pedagoga; Mestre em Política Social, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PUC-Rio). Técnica em Assuntos Educacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

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Publicado

03/07/2012

Como Citar

TATAGIBA, Ana Paula. Percursos de uma luta ingente:: a educação infantil como dever do Estado. SER Social, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 146–171, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v13i29.12669. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12669. Acesso em: 13 maio. 2024.