Previdência Social:

uma discussão sobre o seu impacto no desenvolvimento dos pequenos municípios brasileiros - o caso de Macururé, Bahia

Autores

  • Carolina Cássia Batista Santos
  • Gardênia A. Scapim Machado
  • Karolina Vanessa Carlos Varjao
  • Ludmila Weisman Suaid Levyski
  • Patrícia Paulino Muniz

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v0i11.12927

Palavras-chave:

Previdência social, Bahia, Desenvolvimento econômico

Resumo

O estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o papel da Previdência Social no desenvolvimento social e econômico dos pequenos municípios brasileiros, especificamente, Macururé-BA. O pressuposto impulsionador do tema é de que os benefícios previdenciários vêm superando a arrecadação e o valor do fundo de participação na maioria dos municípios, o que demonstra a importância dos benefícios para a movimentação econômica destes. O texto traz aspectos conceituais sobre desenvolvimento social e econômico, refere-se ao papel social da previdência no Brasil e ao seu impacto nos municípios, e ainda apresenta uma descrição e caracterização do município de Macururé abordando o cenário e os resultados da pesquisa empírica. Na conclusão do estudo faz-se a confrontação das análises dos resultados com os objetivos propostos, em que fica evidente a relevância da Previdência Social como determinante do movimento econômico do município de Macururé, sendo a renda previdenciária a mais importante para o sustento das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Cássia Batista Santos

Professora Assistente do Departamento de Serviço Social da UnB. Tutora do Grupo do Programa Especial de Treinamento do Curso de Serviço Social da UnB. Orientadora do trabalho.

Gardênia A. Scapim Machado

Aluna de Graduação do Curso de Serviço Social da UnB. Bolsista do Programa Especial de Treinamento do Curso de Serviço Social da UnB.

Karolina Vanessa Carlos Varjao

Aluna de Graduação do Curso de Serviço Social da UnB. Bolsista do Programa Especial de Treinamento do Curso de Serviço Social da UnB.

Ludmila Weisman Suaid Levyski

Aluna de Graduação do Curso de Serviço Social da UnB. Bolsista do Programa Especial de Treinamento do Curso de Serviço Social da UnB.

Patrícia Paulino Muniz

Aluna de Graduação do Curso de Serviço Social da UnB. Bolsista do Programa Especial de Treinamento do Curso de Serviço Social da UnB.

Referências

ABRANCHES, Fernando Figueiredo de. A Crise Institucional da Previdência Social. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico: Don Quixote, 1983.

AZEREDO, Beatriz. O Sistema Previdenciário Brasileiro: Diagnóstico e Perspectivas de Mudanças. Centro de Estudos e Políticas Públicas. Maio de 1993.

CARBONE, Célia Upice. Seguridade Social no Brasil: Ficção ou Realidade?-São Paulo: Atlas,1994.

Conferência Interamericana de Seguridad Social (CISS) - La Seguridad Social en Brasil- Série Monografias. NO 16. México, DF: 1995.

CONJUNTURA SOCIAL. Reforma da Previdência: conclusiva. Vol. 10, n-7 04. Brasília: MPAS - outubro-dezembro 1999.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 1988.

DELGADO, Guilherme. Entrevista. Revista Seguridade Social. Ano X. n° 65 - Brasília, maio/junho de 2000.

FALEIROS, Vicente de Paula. Natureza e Desenvolvimento das políticas sociais no Brasil. In ABEPSS/ CFESS/ CEAD-UnB, Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 3. Brasília, 2000.

FRANÇA. Álvaro Sólon de. Entrevista. Revista Seguridade Social. Ano X. n2 65 - Brasília, maio/junho 2000.

FRANÇA. Álvaro Sólon de. A Previdência Social e a Economia dos Municípios. Brasília: ANFIP, 1999.

FREITAS, Pedro Pereira de. A Previdência Municipal. Temas do 2o Congresso Brasileiro de Municípios.

HEWLETT, Sylvia Ann. Dilemas do Desenvolvimento: O Brasil do Século XX. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1981.

MALLOY, James M. A Política da Previdência Social no Brasil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986.

NETO, Antônio Sousa. Entrevista. Revista Seguridade Social. Ano IX n-7 62 - Brasília, agosto/setembro de 1999.

OLIVEIRA, Jaime Antônio de Araújo. (Im)previdência Social: 60 anos de História da previdência no Brasil. Petrópolis, Vozes; Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva, 2a Ed.,1989.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Desenvolvimento e Crise no Brasil: 1930 - 1983. Editora Brasiliense (São Paulo); 15a Ed., 1987.

Revista Seguridade Social Ano X. no 64- Brasília, março/abril de 2000.

SILVA, Ademir. As Relações Estado/Sociedade e as Formas de Regulação Social. Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 3: Reprodução Social, Trabalho e Serviço Social.

STEPHANES, Reinold. A Reforma da Previdência e os Municípios. Temas do 2- Congresso Brasileiro de Municípios.

Downloads

Publicado

08/14/2009

Como Citar

SANTOS, Carolina Cássia Batista; MACHADO, Gardênia A. Scapim; VARJAO, Karolina Vanessa Carlos; LEVYSKI, Ludmila Weisman Suaid; MUNIZ, Patrícia Paulino. Previdência Social:: uma discussão sobre o seu impacto no desenvolvimento dos pequenos municípios brasileiros - o caso de Macururé, Bahia. SER Social, [S. l.], n. 11, p. 219–242, 2009. DOI: 10.26512/ser_social.v0i11.12927. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12927. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos