Da omissão denunciada:

negligência intrafamiliar contra crianças e adolescentes no Creas/Mossoró-RN

Autores

  • Gláucia Russo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Juliana Dantas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Jéssica Nogueira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Hiago Trindade Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v16i34.13064

Palavras-chave:

Violência, Negligência intrafamiliar, Criança, Adolescente

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise dos casos de negligência intrafamiliar contra crianças e adolescentes no município de Mossoró, a partir dos dados coletados no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), referentes ao período de janeiro de 2009 a julho de 2012. Neste sentido será trabalhada a negligência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, destacando sua incidência, os principais agressores, bem como a idade e o sexo das vítimas, pensando-a como parte de um fenômeno social, humano, histórico, multifacetado, multideterminado e que atinge a todos indiscriminadamente: a violência. Concluí-se que a violência e suas diversas expressões é uma realidade na vida de milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Além disso, os dados obtidos chamam a atenção para o abismo entre a violência existente e aquela denunciada, que ainda está muito aquém de representar os verdadeiros números e vivências desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Russo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Assistente Social. Professora adjunto do Departamento de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Juliana Dantas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Assistente Social. Participante do Grupo de Estudos e Ações Integradas na Área da Criança e do Adolescente (NECRIA) do Departamento de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Jéssica Nogueira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Hiago Trindade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Assistente Social. Mestrando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor substituto da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: LCT, 1981.

AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. de A. Infância e violência fatal em família: primeiras aproximações ao nível de Brasil. São Paulo: Iglu, 1998.

______. Violência psicológica doméstica: vozes da juventude, laboratório de estudos sobre a criança. PSA/Ipusp, 2001.

BRASIL. Violência faz mal à saúde (Série B. Textos Básicos de Saúde). Brasília: 2006.

______. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde. Brasília: 2010.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8.069/90.

FALEIROS, Vicente de Paula; FALEIROS, Eva Silveira. Escola que protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. 2. ed. Brasília, 2008.

GUERRA, V. N. A. Violência de pais contra filhos: a tragédia revisitada. 4. ed. rev. e amp. São Paulo: Cortez, 2001.

MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 1989.

PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.

RIZZINI, Irene (coord.). Acolhendo crianças e adolescentes: experiências de promoção de direito a convivência familiar e comunitária no Brasil. Rio de Janeiro: Cortez, 2006.

SANCHEZ, Raquel Niskier; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência contra crianças e adolescentes: questão histórica, social e de saúde. In: BRASIL. Violência faz mal à saúde (Série B. Textos Básicos de Saúde). Brasília, 2006.

SILVA, Maria Liduina de Oliveira e Silva e. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código de Menores: descontinuidades e continuidades. Serviço Social e Sociedade. Ano XXVI, n. 83. São Paulo: Cortez, 2005.

UNICEF. Módulo I do Curso de Capacitação: violência doméstica contra crianças e adolescentes na modalidade violência física. Maria Leolina Couto Cunha. Centro de Combate à Violência Infantil (Cecovi). Brasília, 2003.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2012: crianças e adolescentes do Brasil. Disponível em: <http://www.mapadaviolencia.org.br/mapa2012_crianca.php>. Acesso em: 09/06/2013.

Downloads

Publicado

09/12/2014

Como Citar

RUSSO, Gláucia; DANTAS, Juliana; NOGUEIRA, Jéssica; TRINDADE, Hiago. Da omissão denunciada:: negligência intrafamiliar contra crianças e adolescentes no Creas/Mossoró-RN. SER Social, [S. l.], v. 16, n. 34, p. 65, 2014. DOI: 10.26512/ser_social.v16i34.13064. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13064. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos - Temáticos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)