As expressões da “questão social” no âmbito escolar: contribuições do Serviço Social

Autores

  • ranyellen de souza UFPB
  • Aline Maria Batista Machado

DOI:

https://doi.org/10.26512/sersocial.v24i51.37630

Palavras-chave:

Questão Social, Serviço Social, Educação.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar alguns dos resultados de uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal da Paraíba, que teve como objetivo central identificar e analisar as expressões da “questão social” na atuação de assistentes sociais em escolas públicas. A pesquisa foi qualitativa e de cunho exploratório, tendo sido realizada na cidade de João Pessoa (PB), reunindo como sujeitos da investigação 12 assistentes sociais de diferentes escolas municipais. Os instrumentos da coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, observação sistemática e levantamento bibliográfico e documental. Para análise, foram utilizados o método dialético e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram diversas expressões da “questão social” e seus impactos na relação de acesso e permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar, que vão desde a evasão e a negação de direitos sociais até a vulnerabilidade econômica das famílias. Distintas foram as formas de enfrentamento a essas refrações pela profissão na viabilização dos direitos, mas considera-se que foram de grande avanço as ações da profissão no âmbito educacional. 

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Publicado

07/28/2022

Como Citar

DE SOUZA, Ranyellen; MARIA BATISTA MACHADO, Aline. As expressões da “questão social” no âmbito escolar: contribuições do Serviço Social . SER Social, [S. l.], v. 24, n. 51, p. 464–489, 2022. DOI: 10.26512/sersocial.v24i51.37630. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/37630. Acesso em: 28 mar. 2024.