FIVE (IM)POSSIBILITIES FOR THE TRAINING OF READERS IN THE PUBLIC SCHOOL ENVIRONMENT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10332

Abstract

On this qualitative paper, five characteristics are presented that facilitate or hinder the teaching and learning of reading practices in the public school media regarding the development of students' reading and writing skills. It is understood that reading and writing are processes related to the construction of meaning, based on the concept of literacy advocated by Kleiman (2013) and Soares (2009; 2015). Rather than pointing out mistakes, it is intended to instigate a critical sense in the search for changes in teaching posture by teachers, improvements in the physical conditions of the school environment, investments in continuing education of teachers and managers of public basic education in general, in addition to of the appreciation of the relationship between the text read / produced with the context of the student interacting in its construction of meaning. It is noticed that in fact the stimulus for reading contributes effectively to learning reading and writing, in this sense the public school environment must approach a teaching that allows students to interact with the texts and produce meanings together with them.

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Author Biographies

Renato de Oliveira Dering, Uni-ANHANGUERA - Centro Universitário de Goiás / PPGLL-UFG

Professor Assistente no Uni-ANHANGUERA (Centro Universitário de Goiás) nas áreas de concentração: Língua Portuguesa, Educação, Sociedade e Cultura. Professor no Ensino Básico do Colégio Anglo de Campinas (Goiânia - Goiás). É líder/pesquisador no grupo de pesquisa FORPROLL (CNPq/UFVJM). Também participa dos grupos de pesquisa INTERARTES (CNPq/UFG) e OBIAH (CNPq/UFG). Desenvolve pesquisas na área de Letramentos e nas relações entre Letras e Ensino.

Eduardo Dias da Silva, UnB e SEEDF

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2015). Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). Pesquisador dos Grupos CNPq FORPROLL e GIEL, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Diretor fundador do Centro Interescolar de Línguas 01 do Paranoá (CIL Paranoá) de 2016 a 2017, pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins.

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Published

2017-01-18

How to Cite

DERING, Renato de Oliveira; SILVA, Eduardo Dias da. FIVE (IM)POSSIBILITIES FOR THE TRAINING OF READERS IN THE PUBLIC SCHOOL ENVIRONMENT. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i1.10332. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10332. Acesso em: 29 may. 2024.