EL EJÉRCITO ILUMINADO, DE DAVID TOSCANA, E A EXPERIÊNCIA DO TEMPO: A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE FICÇÃO E HISTÓRIA

Autores

  • Daniele Santos Rosa IFB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.16889

Palavras-chave:

Literatura; História; Memória; Realidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o romance El ejército iluminado, de David Toscana, o qual se caracteriza por uma suspenção e fragmentação espaço-temporal, ao mesmo tempo em que o peso histórico contribui para a compreensão da literatura como possibilidade essencial de captação da vida humana, neste caso específico da história e de sua memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Santos Rosa, IFB

Possui Graduação em Letras (2005), Mestrado (2009) e Doutorado em Literatura (2014), realizados na Universidade de Brasília/UnB. Atualmente, é professora de Literatura, no curso de Licenciatura em Língua Espanhola, e no Mestrado Profissional em Educação Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Brasília/IFB. Atua nos grupos de pesquisa: ?Literatura e Modernidade Periférica? e ?Linguagem e Práticas Sociais?, desenvolvendo pesquisas e orientações (iniciação científica e monografias). É autora da obra ?Poesia e história em Pedro Páramo, de Juan Rulfo?, publicada em 2015; organizou as obras ?Forma Estética e Consciência Histórica ? práticas de crítica literária dialética? (2015) e ?Carinhanha: entre rosas e veredas? (leituras de Guimarães Rosa ? 2010). É Coordenadora de Publicações da Editora IFB e Editora-chefe da Revista Eixo. Seus estudos, centrados na teoria e crítica literária, fundamentam-se no reconhecimento da obra literária, autônoma, como resultado dialético da relação entre forma e conteúdo, que, como proposta hermenêutica, transfigura a vida concreta, apreendendo, quando possível, a necessária totalidade da história humana. 

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
FILHO, Domício Proença. A linguagem literária. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.
LUKÁCS, Georg. Estética. Traducción de Manuel Sacristán. Barcelona; México: Ediciones Grijalbo S.A., 1966.
____. La novela Histórica. Traducción castellana de Manuel Sacristán. Barcelona; Buenos Aires; México: Ediciones Grijalbo, S.A., 1976.
ROSA, Daniele dos Santos. Poesia e história em Pedro Páramo, de Juan Rulfo. Doutorado em Literatura (tese), UnB/IL/TEL/PósLIT, Brasília, 2014.
TOSCANA, David. El ejército iluminado. México: TusQuets Editores, 2006.
ANDERSON, Perry. Trajetos de uma forma literária. Novos Estudos, São Paulo, n. 77, mar. 2007.
WILLIAMS L., Raymond. La Narrativa posmoderna en México. México: Universidad Veracruzana, 2002.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores S.A., 1979.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

ROSA, Daniele Santos. EL EJÉRCITO ILUMINADO, DE DAVID TOSCANA, E A EXPERIÊNCIA DO TEMPO: A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE FICÇÃO E HISTÓRIA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i3.16889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/16889. Acesso em: 10 jun. 2024.