JORNAL DO CONHECIMENTO: GÊNEROS JORNALÍSTICOS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.31304

Palavras-chave:

Gêneros Textuais. Gêneros Jornalísticos. Jornal do Conhecimento.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um relato de experiência acerca do planejamento e da realização de oficinas de produção textual, na esfera dos gêneros jornalísticos, desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Letras/Português da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos ”“ PI. As atividades foram realizadas por meio de oficinas com os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, os quais promoveram a produção e a criação do Jornal do Conhecimento do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Marcos Parente. Objetivamos, pois, a) relatar a nossa experiência durante o período de atuação e desenvolvimento do jornal escolar; b) abordar o trabalho com gêneros textuais na escola; e c) refletir sobre as contribuições dessas atividades para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para a materialização desta proposta, foi feita, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos embasamentos teóricos de Bakhtin (2003), Marcuschi (2005), Traquina (2005), Lage (2001, 2005), entre outros. Em seguida, foram realizadas as oficinas acerca dos gêneros jornalísticos. Evidenciamos que a prática de atividades voltadas para tais gêneros motivou o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, de modo que essas ações funcionaram como instrumento de interação dos discentes em sua vivência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria de Sousa, UFPI

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos ”“ PI.

Elaine Maria Luz Barbosa, UFPI

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - Teresina). Graduanda em Licenciatura em Letras - Português e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - Picos). Especialista em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Digital pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IERSA). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa.

Juscelino Francisco do Nascimento, UFPI e UEPB

Doutor em Linguística (2019) pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2014) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Graduado em Letras/Inglês (2010) pela UFPI e em Letras/Português-Espanhol (2013) pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus. Atualmente, é Professor Adjunto da UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, onde é Coordenador do Curso de Letras/Português; Professor Formador do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), onde é Coordenador de Estágios do Curso de Letras/Inglês; e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: M. Fontes, 2003.
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRANDÃO, H. H. N.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. In: Coletânea de textos didáticos. Componente curricular Leitura e elaboração de textos. Curso de Pedagogia em Serviço. Campina Grande: UEPB, 2002, p. 9.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental ”“ Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Secretaria de Educação Fundamental ”“ Brasília: MEC/SEF, 2000.
FARIA, M. A. O. Como usar o jornal na sala de aula. 10. ed, 1ª reimpressão. ”“ São Paulo: Contexto, 2008.
FIORIN, J. L. (Org). Linguística? O que é isso? São Paulo: Contexto, 2013.
GAGLIARDI, E.; AMARAL, H. Escrevendo o Futuro: Olimpíadas da Língua Portuguesa. São Paulo: Cenpec, 2004.
LAGE, N. A estrutura da notícia. São Paulo: Editora Ática, 2005.
LAGE, N. Teoria e técnica de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro. 2001. Disponível em: <http://nilsonlage.com.br/wp-content/uploads/2017/10/A-reportagem.pdf>. Acesso em 11 de outubro de 2019.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In.: DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 31.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glais S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SILVA, Eduardo Dias da; SOUZA-DIAS, Romar; NASCIMENTO, Juscelino Francisco do. Language policies for the teaching of foreign language in public basic education in the Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 22-33, mai. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/623>. Acesso em: 02 mai. 2020.
TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2 ed., 2005. 224p.
SWALES, J. Genreanalysis: English in academicandresearch settings. Cambridge: Cambridge University Press, p. 262, 1990.

Downloads

Publicado

2020-05-02

Como Citar

SOUSA, Ana Maria de; BARBOSA, Elaine Maria Luz; NASCIMENTO, Juscelino Francisco do. JORNAL DO CONHECIMENTO: GÊNEROS JORNALÍSTICOS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i3.31304. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/31304. Acesso em: 9 jun. 2024.