PÊCHEUX, FOUCAULT E A PANDEMIA: NOTAS DISCURSIVAS SOBRE REPRESENTAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.36838

Palavras-chave:

Análise do discurso. Pêcheux. Foucault. Coronavírus. Pandemia.

Resumo

O presente texto busca tecer gestos de interpretação acerca de recortes discursivos extraídos de uma entrevista realizada em 2020 e publicada no jornal O Globo. Teoricamente, utilizaremos alguns pressupostos de Pêcheux e de Foucault, considerando aproximações e distanciamentos entre as vertentes de análise do discurso institucionalizadas a partir dos estudos de ambos os autores. Este texto serve, assim, para somar a outros estudos já efetuados, como um preâmbulo de diferenciação entre as teorias, ao mesmo tempo em que visa lançar luzes, sob um viés discursivo, para a história do presente, sobretudo no contexto educacional em que estamos situados em meio à pandemia da COVID-19.

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Biografia do Autor

Éderson Luís Silveira, UFSC

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área de Estudos da Linguagem subárea Estudos Discursivos, Literários e Educacionais; Membro-pesquisador do Grupo Michel Foucault e os estudos discursivos; do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências Estéticas e Formação Docente (GESTAR/CNPq).

Lucas Rodrigues Lopes, UFPA

 licenciado/bacharel em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) (2007), mestre em Linguística, área de concentração - Estudos Linguísticos, linha de pesquisa - Linguagem e Discurso - pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2010) e doutor em Linguística Aplicada, área de concentração Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa - Linguagens, Culturas e Identidades, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2018). Atualmente, é professor do curso de Letras - Inglês na Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantins/Cametá, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras - Inglês e pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos do Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) (CNPq/UFPA).

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

SILVEIRA, Éderson Luís; LOPES, Lucas Rodrigues. PÊCHEUX, FOUCAULT E A PANDEMIA: NOTAS DISCURSIVAS SOBRE REPRESENTAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Água Viva, [S. l.], v. 6, n. 2, 2021. DOI: 10.26512/aguaviva.v6i2.36838. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/36838. Acesso em: 14 maio. 2024.