Entre Totens e tabus

estruturalismo e psicanálise

Autores/as

  • Regina Weinfeld Reiss

Palabras clave:

Antropologia, Crítica

Resumen

Em entrevista concedida a uma revista francesa, Claude Lévi- Strauss qualifica seu livro mais recente ”” La Potière Jalouse, * como um veículo que pretende tornar mais acessível os princípios e o método largamente desenvolvidos nos quatro volumes de Mythologiques. Além disso, e principalmente, este livro reata um diálogo com a psicanálise iniciado quarenta anos antes com As Estruturas Elementares do Parentesco, sem perder o interesse e o vigor intelectual que caracterizam o conjunto de sua obra. Sintéticamente, o autor procura aprofundar neste livro três questões centrais: 1. Esclarecer as analogias de estrutura e conteúdo entre os mitos provenientes de regiões distantes. Analisa de que maneira se apresentam vestígios das mesmas crenças e representações em mitos colhidos da Califórnia do Sul aos Andes. 2. Buscar a lógica dos mitos. Partindo de um mito simples e localizado, o autor analisa interpretações, julgamentos e inferências empíricas. 3. Tratar do pensamento mítico em geral, mostrando a distância que separa nesta questão, como em outras, a análise estrutural da psicanálise. Coloca a questão de saber se, longe de o pensamento mítico representar um modo ultrapassado da atividade intelectual, ele não está sempre se fazendo presente cada vez que o espírito se interroga sobre o que é significação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FREUD, Sigmund. Totem e Tabu, Edições Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1913.
LÉVI-STRAUSS, Claude. La Potière Jalouse, Paris: Lbrarie Plon, 1985.
MEZAN, Renato. Freud., Pensador da Cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense; Brasilia: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 1985.
RICOEUR, Paul. O Conflito das Interpretações. Ensaios de Hermenêutica. Rio de Janeiro: Imagio Ed. 1978.

Publicado

2018-01-25

Cómo citar

Weinfeld Reiss, Regina. 2018. «Entre Totens E Tabus: Estruturalismo E psicanálise». Anuário Antropológico 10 (1):326-32. https://www.periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6373.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.