UT MUSICA POESIS: LEITURA DO REQUIEM (1791), DE MOZART

Autores

  • Jean Pierre Chauvin

Palavras-chave:

Musica Poetica, Retórica Musical, Letras, Requiem, Mozart

Resumo

Neste ensaio, propõe-se analisar partes do Requiem (1791) de Mozart (1756-1791), segundo a perspectiva da Musica Poetica. Levam-se em conta: o gênero da obra; o tema que ela aborda; as partes em que a matéria se divide; o modo como a performance das vozes e instrumentos correspondem decorosamente à dicção sacra e elevada, adequada ao estilo sublime. No diálogo entre as Letras e a Música, procura-se: apontar analogias entre palavras e notas; analisar a produção de metáforas; interpretar a conjugação entre melodia e harmonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Partituras

MOZART, Wolfgang Amadeus. Requiem. New York: Dover Publications, Inc., 2018.

MOZART, Wolfgang Amadeus. Requiem [Köchel-Edition 626]. Zurich: Ernst Eulenberg Ltd., 1986.

Estudos

AGAWU, Kofi. Music as Discourse: Semiotic Adventures in Romantic Music. Oxford: Oxford University Press, 2009.

ALDROVANDI, Leonardo. Música e Mimese. São Paulo: Perspectiva, 2019.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior; Paulo Farmhouse Alberto; Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

BARROS, Cassiano de Almeida. A Lógica da Expressão Musical no Classicismo: uma Revisão dos Tratados de H. C. Koch. Per Musi, Belo Horizonte, pp. 1-16, 2018.

BARROS, Cassiano de Almeida. Fundamentos teológico-políticos da Musica Poetica alemã. Revista Vórtex, Curitiba, 2020, 29p. [no prelo].

BARRY, Kevin. Language, Music and The Sign: A study in aesthetics, Poetics and Poetic Practice from Collins to Coleridge. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: Musical-Rhetorical Figures in German Baroque Music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1998.

BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Trad. Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

BLAIR, Hugh. Lectures on Rhetoric and Belles Lettres. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2005.

BOWLES, William Lisle. The Poetical Works of William Lisle Bowles, Vol. 1. Edinburgh: James Nichol, 1815.

BRANDOLINI, Raffaele. On Music and Poetry. Trad. Ann E. Moyer; Marc Laureys. Tempe: Arizona Center for Mediaeval and Renaissance Studies, 2001.

BURMEISTER, Joachim. Poétique Musicale suivi de David Chytraeus ”“ De La Musique. Trad. Agathe Sueur; Pascal Dubreuil. Paris: Rhutmos, 2017.

CAPLIN, William E. On the Relation of Musical Topoi to Formal Function. Eighteen-Century Music, v. 2, n. 1, pp. 113-124, 2005.

CAVINI, Maristella Pinheiro. A Morte o Sentimento Místico Humano: Dramaturgias Musicais Contidas no Réquiem de Mozart. Anais do III Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Curitiba: Escola de Música e Belas Artes do Paraná, pp. 212-221, 2005.

CÍCERO. El Orador. 4ª reimp. Trad. Eustaquio Sánchez Salor. Madri: Alianza Editorial, 2010.

CIVRA, Ferruccio. Musica Poetica: Retorica e Musica nel Periodo dela Riforma. Torino: Libreria Musicale Italiana Editrice, 2009.

CURZON, Henri de. Lettres de W. A. Mozart. Paris: Librairie Hachette, 1888. [PDF]

DOTRO, Ricardo Pascual; HELDER, Gerardo García. Dicionário de Liturgia. Trad. Gilmar Saint’Clair Riberiro. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

ELIAS, Norbert. Mozart: Sociologia de um Gênio. Trad. Sergio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

FAGLIONI, Felipe. Instrumentos de sopro de madeira como alegoria retórica na música europeia do século XVIII. Tese de Doutorado. São Paulo, ECA/USP, 2020 [em andamento].

FURTADO, Joaci Pereira. Uma República de Leitores: História e Memória na Recepção das Cartas Chilenas (1845-1989). São Paulo: Hucitec, 1997.

HANSEN, João Adolfo. Autor. In: JOBIM, José Luis (org.). Palavras da Crítica: Tendências e Conceitos no Estudo de Literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992, pp. 11-43.

HANSEN, João Adolfo. Categorias Epidíticas da Ekphrasis. Revista USP, São Paulo, n. 71, pp. 85-105, 2006.

HILBERATH, Bernd Jochen. Doutrina da Graça. In: SCHNEIDER, Theodor (org.). Manual de Dogmática, Vol. II. 5a ed. Trad. Ilson Kayser; Luís Marcos Sander; Walter Schlupp. Petrópolis: Vozes, 2001.

HINDLEY, Geoffrey (ed.). The Larousse Encyclopedia of Music. 14a ed. Twickenham: Hamlyn Publishing, 1986.

LANDON, H. C. Robbins. O Último Ano de Mozart: o Esplendor da Música na Vida Cultural da Europa ao Final do Século XVIII. Trad. Newton Goldman. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

LEESON, Daniel N. Opus Ultimum: the Story of the Mozart Requiem. New York: Algora Publishing, 2004.

LUCAS, Mônica. Imitação e Linguagem na Música Instrumental Europeia na Segunda Metade do Século XVIII. Relatório de Pós-Doutorado. São Paulo: FFLCH/USP, 2008. [Inédito].

LUCAS, Mônica. Relações entre Música e Linguagem na Segunda Metade do Séc. XVIII: A Allgemeine Geschichte der Musik de Johann Nikolaus Forkel. Revista Música Hodie, 9 (3-Esp), pp. 13-27, 2013.

LUCAS, Mônica. Johann Mattheson e o Ideal do Músico Perfeito. Per Musi, Belo Horizonte, n. 35, pp. 100-123, 2016.

MARQUES, Pedro. Arcádia Melodiosa no Brasil. Remate de Males, Campinas, n. 371, pp. 59-82, 2017.

OLIVEIRA, João Vicente Ganzarolli de. Ensaios sobre a Música Polifônica: Vozes que Iluminam o Ocidente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2018.

OLIVEIRA, José Custódio de. Tratado do Sublime de Dionísio Longino. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984.

PÉCORA, Alcir. Teatro do Sacramento: a Unidade Teológico-Política dos Sermões de Antônio Vieira. 2ª ed. Campinas: Editora Unicamp; São Paulo: Edusp, 2008.

PERLINI, Silvano. Elementi di Retorica Musicale: il Texto e la su Veste Musicale nella Polifonia del ‘500 - ‘600. Milano: Casa Ricordi, 2002.

QUINTILIANO, Marcus Fabius. Instituição Oratória, T. I, Livro I. Trad. Bruno Fregni Bassetto. Campinas: Editora Unicamp, 2015.

RATNER, Leonard G. Classic Music: Expression, Form and Style. New York: Schirmer Books, 1980.

RAWLINS, Robert; BAHHA, Nor Eddine. Jazzology: The Encyclopedia of Jazz Theory for All Musicians. Londres: Hal Leonard Corporation, 2005.

RETÓRICA a Herenio. Trad. Salvador Núñez. Madrid: Gredos, 1997.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Dictionnaire de Musique. Paris: Chez la Veuve Duchesne, Librairie, 1768. [PDF]

SCHOENBERG, Arnold. Funções Estruturais da Harmonia. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2004.

STRAVINSKY, Igor. Poética Musical (em 6 leições). Trad. Luiz Paulo Horta. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

WILLIAMS, Raymond. Arte. In: _____. Palavras-Chave [um Vocabulário de Cultura e Sociedade]. Trad. Sandra Guardini Vasconcelos. São Paulo: Boitempo, 2007, pp. 60-62.

WINTERNITZ, Emanuel. Musical instruments and their symbolism in Western art: studies in music iconology. New Haven: Yale University Press, 1979.

Downloads

Publicado

30-09-2021

Como Citar

Pierre Chauvin, J. . (2021). UT MUSICA POESIS: LEITURA DO REQUIEM (1791), DE MOZART. Revista Cerrados, 30(56), 115–139. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/32690

Edição

Seção

Dossiê: Artes e Letras nos séculos XVI e XVII

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.