Literatura negro-brasileira, vestibular e infâmia

uma educação antirracista passa pela representatividade da literatura negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.37416

Palavras-chave:

Literatura negro-brasileira, Escrevivência, Quarto de despejo, Relações de poder e literatura, Sujeito infame

Resumo

A partir da noção foucaultiana de sujeito infame, analisamos o discurso acerca da inclusão do livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus (1960), como indicação para vestibulares de universidades estaduais paranaenses. Junto a essa análise, atentamos para a escrevivência, conforme Evaristo (1996), e para a representatividade da literatura negra (CUTI, 2010). Ao considerar que estar neste tipo de vestibular significa estar nas escolas, tal literatura contribui para a formação de sujeitos críticos e antirracistas.

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Biografia do Autor

Taynara Cristina de Souza Silva, UEM

Professora de língua inglesa na educação básica da rede pública de ensino do Paraná e professora colaboradora de língua inglesa vinculada ao Colegiado de Letras da UNESPAR de Campo Mourão. Pesquisa temáticas voltadas para a formação de leitores tendo como base a literatura negro-brasileira e a educação antirracista.

Líliam Cristina Marins, Universidade Estadual de Maringá

Docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Mestre e doutora em Letras pela UEM, tem interesse em literatura, formação do leitor e estudos decoloniais.

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

Cristina de Souza Silva, T., & Cristina Marins, L. (2021). Literatura negro-brasileira, vestibular e infâmia: uma educação antirracista passa pela representatividade da literatura negra. Revista Cerrados, 30(57), 96–107. https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.37416

Edição

Seção

Dossiê: Ressonâncias de escrevivências: literatura, antirracismo e educação lite

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