Estratégias e desafios decoloniais da juventude arco-íris da África do Sul em Spilt Milk de Kopano Matlwa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.45069

Palabras clave:

pós-apartheid, colonialidade, decolonialidade, conciliação, Kopano Matlwa

Resumen

Os livros escritos por autoras/es sul-africanas/os negras/os sofriam limitações de publicação durante a vigência do apartheid. Após o fim da segregação de estado, contudo, muitas dessas obras surgiram examinando o passado e o presente da África do Sul. A situação da sociedade pós-apartheid é, por exemplo, o foco do romance Spilt Milk (2010) de Kopano Matlwa. O objetivo deste trabalho é demonstrar que, nessa narrativa, a autora revela as dinâmicas dos embates raciais ainda existentes em sua sociedade, apresentando, na relação entre seus personagens, diferentes processos de colonialidade e estratégias de decolonialidade, o que torna o romance um “terceiro espaço” de hibridação e conciliação cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Sakaizawa Soares, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

Doutora em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

Citas

BHABHA, Homi. The third space. In: RUTHERFORD, Jonathan (Ed.). Identity: community, culture, difference. London: Lawrence & Wishart, 1990. p. 207-221.

BLASER, Thomas. BAGNOL, Brigitte. MATEBENI, Zethu. SIMON, Anne. SAMUEL, Sandra. “Raça”, ressentimento e racismo: transformações na África do Sul. Cadernos Pagu, v. 35, 2010, p. 111-137.

COETZEE, J. M. Sobre a censura. Trad. Lawrence Flores Pereira. Santa Maria: UFSM, 2016.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

GQIBITOLE, Khaya. Black Youths’ Challenges in the “New” South Africa: Education, Language and Identity in Kopano Matlwa’s Coconut (2007). Open Journal of Social Sciences, n. 7, 2019, p. 238-255.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HLONGWANE, Gugu. ‘In every classroom children are dying’: race, power and nervous conditions in Kopano Matlwa’s Coconut. Alternation interdisciplinary journal for the study of the arts and humanities in Southern Africa, v. 20, n. 1, 2013, p. 9-25.

MATLWA, Kopano. Coconut. Auckland Park: Jacana Media, 2007.

MATLWA, Kopano. Spilt Milk. Auckland Park: Jacana Media, 2010.

MOTLHANKANE, Kedumetse Eudith. Representing the paradox of transformation: an analysis of the education of the female “self” and the collective in The book of not (2006) and Coconut (2007). 139 f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Inglês, Northwest University, 2013.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005, pp. 107- 130.

RODGERS, Randi. Representations of women, identity and education in the novels of Tsitsi Dangarembga and Kopano Matlwa. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Inglês, Stellenbosch University, 2013.

SCHYFF, Karlien van der. Do you cry over Spilt Milk or clean it up? Reading Kopano Matlwa's national allegory. 2010. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2021.

ZANDER, H. Fact - fiction - "faction": a study of black South African literature in English. Tübingen: Gunter Narr Verlag Tübingen, 1999.

Publicado

2023-05-31

Cómo citar

Sakaizawa Soares, M., & Carbonieri, D. (2023). Estratégias e desafios decoloniais da juventude arco-íris da África do Sul em Spilt Milk de Kopano Matlwa. Revista Cerrados, 32(61), 212–221. https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.45069

Número

Sección

Dossier - Literaturas africanas y afrodiaspóricas: escrituras emancipatorias