Consonantes e dissonantes
uma breve investigação das práticas corais na obra tropicalista de Caetano Veloso
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.55913Palavras-chave:
Caetano Veloso, Coro, Tropicália, Canção popularResumo
Na obra de Caetano Veloso, é decerto volumosa a presença das práticas corais. Dos discos inaugurais aos mais recentes, é possível observar a existência não apenas de um coro uniforme, digamos assim, mas de diferentes tipos de coro, os quais estão atrelados, segundo a nossa premissa, a três modalidades: (i) ao coro consonante, quando a multidão canta junto e em sintonia; (ii) ao coro dissonante, quando há um caos polifônico em que as vozes não se entendem e entram em uma espécie de conflito; (iii) ao coro híbrido, quando existe, na mesma canção, um caráter duplo, tudo isso devido à presença de um coro consonante e de um coro dissonante. Mergulhando na carreira do cancionista, selecionamos algumas obras representativas do tema, são canções de diferentes épocas e discos, sempre nos apoiando em debates críticos e teóricos variados, com o objetivo de traçar uma nova análise e uma nova hipótese sobre um dos mais reconhecidos intelectuais da história da canção brasileira.
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