Consonantes e dissonantes

uma breve investigação das práticas corais na obra tropicalista de Caetano Veloso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.55913

Palavras-chave:

Caetano Veloso, Coro, Tropicália, Canção popular

Resumo

Na obra de Caetano Veloso, é decerto volumosa a presença das práticas corais. Dos discos inaugurais aos mais recentes, é possível observar a existência não apenas de um coro uniforme, digamos assim, mas de diferentes tipos de coro, os quais estão atrelados, segundo a nossa premissa, a três modalidades: (i) ao coro consonante, quando a multidão canta junto e em sintonia; (ii) ao coro dissonante, quando há um caos polifônico em que as vozes não se entendem e entram em uma espécie de conflito; (iii) ao coro híbrido, quando existe, na mesma canção, um caráter duplo, tudo isso devido à presença de um coro consonante e de um coro dissonante. Mergulhando na carreira do cancionista, selecionamos algumas obras representativas do tema, são canções de diferentes épocas e discos, sempre nos apoiando em debates críticos e teóricos variados, com o objetivo de traçar uma nova análise e uma nova hipótese sobre um dos mais reconhecidos intelectuais da história da canção brasileira.

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Biografia do Autor

Leonardo Davino de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Literatura Comparada, professor de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UERJ.

Leonardo Freitas de Carvalho, UERJ

Doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio Janeiro, foi apoiado financeiramente pela CAPES durante os dois primeiros anos de doutoramento. Após ter obtido o melhor desempenho entre os doutorandos do programa, foi premiado com a Bolsa Doutorado Nota 10, da FAPERJ, e passou a ser apoiado financeiramente pela mesma. É também mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ/CAPES), pós-graduado (Lato Sensu) em Literatura Brasileira (UERJ) e graduado em Letras (português/italiano) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com as ramificações bacharelado e licenciatura. Atualmente é editor geral da revista Palimpsesto.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

de Oliveira, L. D., & Freitas de Carvalho, L. (2025). Consonantes e dissonantes: uma breve investigação das práticas corais na obra tropicalista de Caetano Veloso . Revista Cerrados, 34(67), 25–33. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.55913

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