Parabolicamará
análise musical orientada por conceitos da semiótica
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56882Palavras-chave:
Parabolicamará, análise musical, semiótica aplicada à cançãoResumo
Neste artigo, propomos uma análise da canção Parabolicamará (1992) de Gilberto Gil orientada por conceitos e métodos da semiótica da canção (Tatit, 2011). Para além das evidentes descrições de escalas, do padrão rítmico, de versos e de batidas de berimbau usados em rodas de capoeira, buscamos interrogar o porquê do uso desses elementos, que função cumprem na composição e quais significações propiciam. O eixo narrativo da canção oferece a possibilidade de considerar a fricção entre aspectos sincrônicos e diacrônicos, bem como certo contraste tecnológico. Justamente a coexistência de tecnologias atuais e tradicionais e a oposição entre mobilidade e permanência descritas na canção serão objetos de análise neste texto.
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