Rap e batalhas de MCS
entre o entretenimento, o poder e o alívio cômico
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56954Palavras-chave:
RAP, HIP-HOP, BATALHAS DE MCS, FREESTYLEResumo
Este estudo busca analisar a forma como as Batalhas de MCs, movimento derivado do RAP, representa um espaço de múltiplas possibilidades para os rimadores que utilizam o humor como ferramenta argumentativa e os impactos dessas escolhas para eles, enquanto praticantes da modalidade e para o público que os acompanha. Para isto, foram selecionados excertos rimados e publicados na plataforma digital Youtube, de dois rimadores renomados no cenário brasileiro, MC Ajota e MC Jhony. Ambos são conhecidos nacionalmente por utilizarem do humor e o deboche para vencer suas batalhas de RAP. A partir dos recortes realizados, partimos para uma análise minuciosa de seus comportamentos e discursos à luz da teoria do humor, proposta por Terry Eagleton, em seu livro Humor, o papel do riso na cultura, bem como por meio do impacto da expansão do alcance do movimento devido ao crescimento das mídias digitais e, consequentemente, da heterogeneidade do novo público do RAP brasileiro. Concluímos que o uso do humor nas batalhas objetiva três principais fatores: o relaxamento por meio do alívio cômico, a elevação do MC a uma figura que exerce poder sobre o adversário e a assunção do papel de promoção de entretenimento para o público geral.
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