No ritmo da canção

travessia musical no Grande Sertão: Veredas

Autores

  • Ramiro Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rejane Pivetta de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56974

Palavras-chave:

Grande sertão: veredas, canção, ritmo, som, sentido

Resumo

Este estudo realiza uma investigação criativa da narrativa de Grande sertão: veredas, no intuito de reconstituir elementos musicais e poéticos de seu tecido discursivo, no interior de uma canção. O trabalho parte da evidência acerca da sonoridade da escritura de João Guimarães Rosa, na perspectiva das relações entre a música, a literatura e o cancioneiro popular. Considerando o pressuposto de que o ritmo constitui o mecanismo pelo qual se movimentam as camadas de sentido do que conta Riobaldo ao seu interlocutor, relacionadas sobretudo ao demo, foi produzida a canção O medo da gente como tradução musical desse mecanismo. Com isso, busca-se evidenciar que a travessia do grande sertão se faz nas dimensões do ritmo, da melodia, da harmonia e da palavra.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Machado, R., & Pivetta de Oliveira , R. (2025). No ritmo da canção: travessia musical no Grande Sertão: Veredas. Revista Cerrados, 34(67), 67–78. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56974

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