Canto coral e cancioneiro brasileiro

experiência interarte na aula de artes regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56987

Palavras-chave:

interarte, processos de ensino e aprendizagem, cancioneiro brasileiro

Resumo

O trabalho discute o ensino de Música no 6º ano do Ensino Fundamental II na E.M.E.I.F. Monsenhor Linhares, em Fortaleza, com foco no canto coral como experiência estética significativa (Dewey, 2010). A investigação baseia-se na prática musical cooperativa (Johnson et al., 1999 apud Fernandes, 2013), na Abordagem Triangular (Barbosa, 2014) e no conceito de interarte (Chueke, 2006). Utilizando observação, diário de campo e dados públicos da escola e SME-FOR, o estudo analisa a combinação de música e artes visuais no ensino regular, explorando conexões entre as duas linguagens. Essa integração amplia a experiência dos estudantes, que observam, escutam, desenham e cantam, tornando o aprendizado mais envolvente. Os resultados mostram que o enriquecimento do ensino é possível com a parceria de artistas visuais, que criam ilustrações integradas à música como estímulo ao aprendizado. Não se defende a multidisciplinaridade do professor de artes, mas sim a colaboração entre profissionais, promovendo diálogos interarte. Essa interação pode ser viabilizada por parcerias entre escolas ou intercâmbios entre professores de Arte, tradicionalmente isolados no planejamento de aulas. Conclui-se que a cooperação entre áreas torna o processo de ensino mais significativo e abrangente, valorizando a troca de experiências e o desenvolvimento artístico dos estudantes.

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Biografia do Autor

Leonardo Rio, SEDUC-CE

Graduado no curso de Música- Licenciatura, pela Universidade Federal do Ceará (2014), Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (2023). Foi bolsista do PET-UFC Música coordenado pelo Professor Doutor Gerardo Silveira Viana Júnior. Integrou o Coral da UFC entre 2012 e 2015 participando da montagem do espetáculo "Menino". Atualmente realiza pesquisa sobre interdisciplinaridade, motivação, canto coral e experiências significativas compartilhadas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas compartilhadas de canto, atuando como professor, cantor, regente, orientador vocal e arranjador.

Gerardo Silveira Viana Júnior, Universidade Fedaral do Ceará

possui Bacharelado Em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1995) e Bacharelado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2000), Doutorado e Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2010 - 2005). Exerceu a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da UFC (PIBID) entre 2016 e 2019. Atualmente é professor associado do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará no Campus de Fortaleza e tutor do Grupo PET - Educação Musical ligado a esse curso. Também coordena o Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES na UFC. Tem experiência na área de Educação Musical, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, educação musical, técnica vocal, percepção e solfejo, canto coral e educação a distância.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Lopes Lourenço do Rio, L., & Silveira Viana Júnior, G. (2025). Canto coral e cancioneiro brasileiro: experiência interarte na aula de artes regular. Revista Cerrados, 34(67), 243–254. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56987

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