Do romanceiro ao cancioneiro

uma análise intermidiática de canções de Zé Ramalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56992

Palavras-chave:

Literatura de Cordel, Zé Ramalho, Intermidialidade, Literatura e música

Resumo

O artigo visa, a partir das aproximações intermidiáticas entre o Romanceiro Popular Nordestino e o Cancioneiro, demonstrar como o compositor Zé Ramalho insere, na tessitura de suas canções, midialidades típicas do Cordel e as atualiza. Com o intuito de captar o impacto destas aproximações, recorremos a alguns teóricos que colaboram com esse estudo o qual não se detém em uma análise hermenêutica, mas no modo como Zé Ramalho trabalhou a materialidade midiática de suas canções, no álbum A peleja do diabo com o dono do céu (1979). Para tanto, buscamos nos estudos de Irina Rajewsky (2012), Adalberto Müller (2012), Claus Clüver (2006) e Maria Cristina Cardoso Ribas (2018), aportes para elucidar as combinações, referências e transformações midiáticas. Para a investigação mais específica da conexão literatura e música, trouxemos as reflexões de Solange Oliveira (2000) e Joaquim Aguiar (2001). Com o intuito de compreender os entrelaçamentos intermidiáticos do cordel com as canções do artista, consideramos os estudos de Rosana Malafaia (2022) e Idelette Muzart (2009). O resultado encontrado demonstrou originalidade técnica, estética e política nas músicas analisadas: o compositor fez reverberar a complexidade composicional do Romanceiro, ao mesmo tempo em que trouxe ao proscênio vozes silenciadas e estigmatizadas nos compêndios literários.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Cardoso Ribas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras pela PUC-Rio (1982), Mestrado em Literatura Brasileira pela PUC-Rio (1987) e Doutorado em Letras (Ciência da Literatura / Teoria ), pelaUFRJ(1997). Fez estágio pós-doutoral em Intermidialidades (dez.de 2019), pela UFF, sob supervisão do Professor Doutor José Luís Jobim. Atuou como professora-adjunta da PUC-Rio na área de Letras (1985-2000) e, posteriormente, no Departamento de Comunicação Social, até junho 2011. Em 2009 firmou Protocolo de Cooperação Mútua para Implementação e Expansão da Rede de Estudos Avançados em Leitura RELER, da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio com a UERJ, vigente até 2014. Ganhou dois diplomas de Honra ao Mérito pela PUC-RJ. Em 2011 assumiu regime de Dedicação Exclusiva na UERJ e tornou-se Procientista pela FAPERJ, projeto atualmente em sua quinta renovação. É Professora Associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Instituição em que: exerceu a função de Chefe do Depto de Letras até abril de 2012; atuou como coordenadora da Pós lato sensu em Estudos Literários, de 2007 a 2010 e em março de 2012 assumiu a Coordenação do Núcleo de Extensão na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Foi editora-chefe da Revista SOLETRAS, da FFP/UERJ de 2011.2 a 2017.2. Em novembro de 2014 tomou posse, pelo Centro de Educação e Humanidades, no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CSEPE - da UERJ, até março de 2018. Foi membro do CPEC - Conselho permanente de Extensão e Cultura - até 2016, quando foi nomeada, em 4 de janeiro do mesmo ano, para a Coordenação de Interiorização no Departamento de Extensão -CINEXT-. Tem experiência nas áreas de Letras, Comunicação e Formação de Professores, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Machado de Assis, Intermidialidades e Interartes. É autora do livro - Onze anos de correspondência: os machados de Assis -, resultado da pesquisa empreendida no Arquivo Machado de Assis, no Centro de Memória da Academia Brasileira de Letras e do livro - Leituras na contemporaneidade: olhares em trânsito, com Paulo César Oliveira. Organizou, com Thaïs Flores Nogueira Diniz e Alex Martoni, o livro Estudos de Intermidialidade: teorias, práticas, expansões. Publicadas em revistas nacionais e internacionais, derivam do Projeto Prociência e voltam-se para análises e discussões das releituras de literatura na contemporaneidade, transposições midiáticas, literatura e cinema, vertentes desenvolvidas em projetos de bolsistas de IC, Mestrado, Doutorado e Supervisão de Pós-Doutorado. É membro dos seguintes grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: O passado no presente: releituras da modernidade, liderado pela Profa. Doutora Elizabeh Chaves de Mello; Poéticas da Diversidade, liderado pela Profa. Doutora Shirley Carreira;foi líder do grupo Periódicos Literatura, da Fundação Biblioteca Nacional até setembro de 2023 e é membro do Grupo Intermídia, liderado por Thaïs Flores Nogueira Diniz, da UFMG. Foi aprovada nos editais Prociência 2011, 2014, 2017, 2020, com o Projeto Discussões e Releituras de Literatura na Contemporaneidade: a Transposição midiática; e aprovada no Prociência 2023, com o Projeto: Modos de ver, modos de ser: práticas intermidiáticas, experiências sensoriais e narrativas revolucionárias; obteve aprovação nos seguintes Editais: APq1 e Apq5 2015; Apoio às Instituições estaduais 2021 e Apoio à editoria de Revista Científica 2022, pela Faperj. No ano de 2020, assumiu a Coordenação Adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da FFP. Em 2024, assumiu a coordenação geral do PPLIN.Em 2022, fundou o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Leitura, Literatura e Intermidialidade -NuPELLI- e obteve a Bolsa de Produtividade em Pesquisa n.2 pelo CNPq. Em 2024 obteve aprovação no edital Cientista do Nosso Estado, pela Faperj.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Cardoso Ribas, M. C., & da Silva Malafaia, R. (2025). Do romanceiro ao cancioneiro: uma análise intermidiática de canções de Zé Ramalho. Revista Cerrados, 34(67), 34–45. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56992

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