A metáfora insubmissa em sortilégio, de Abdias Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56994Palavras-chave:
Teatro brasileiro, teatro negro, dramaturgia moderna, arte políticaResumo
A peça teatral Sortilégio foi originalmente escrita por Abdias Nascimento (1914-2011) em 1951, no contexto do Teatro Experimental do Negro, companhia fundada pelo dramaturgo, ator e diretor sete anos antes no Rio de Janeiro. A peça foi encenada em 1957 e publicada pela primeira vez em 1959. O autor fez modificações no texto, republicando-o duas décadas mais tarde. Sortilégio combina referências à realidade urbana com a atmosfera poética e imagens violentas, adicionando à cena brasileira, em medida inédita, elementos visuais e sonoros inspirados nos ritos afro-brasileiros, além de mensagens emancipatórias. Traz sete canções, chamadas pontos, cantos rituais que emolduram as ações dramáticas. O texto converteu-se em clássico, fonte para o teatro brasileiro das últimas décadas pelas sugestões metafóricas, metafísicas e políticas que encerra. Relacionamos essas várias sugestões umas às outras no intuito de apreender o seu significado conjunto, segundo os termos da peça.
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Referências
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