A metáfora insubmissa em sortilégio, de Abdias Nascimento

Autores

  • José Fernando Marques de Freitas Filho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56994

Palavras-chave:

Teatro brasileiro, teatro negro, dramaturgia moderna, arte política

Resumo

A peça teatral Sortilégio foi originalmente escrita por Abdias Nascimento (1914-2011) em 1951, no contexto do Teatro Experimental do Negro, companhia fundada pelo dramaturgo, ator e diretor sete anos antes no Rio de Janeiro. A peça foi encenada em 1957 e publicada pela primeira vez em 1959. O autor fez modificações no texto, republicando-o duas décadas mais tarde. Sortilégio combina referências à realidade urbana com a atmosfera poética e imagens violentas, adicionando à cena brasileira, em medida inédita, elementos visuais e sonoros inspirados nos ritos afro-brasileiros, além de mensagens emancipatórias. Traz sete canções, chamadas pontos, cantos rituais que emolduram as ações dramáticas. O texto converteu-se em clássico, fonte para o teatro brasileiro das últimas décadas pelas sugestões metafóricas, metafísicas e políticas que encerra. Relacionamos essas várias sugestões umas às outras no intuito de apreender o seu significado conjunto, segundo os termos da peça.

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Referências

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Marques de Freitas Filho, J. F. (2025). A metáfora insubmissa em sortilégio, de Abdias Nascimento. Revista Cerrados, 34(67), 89–97. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56994

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