Apontamentos sobre a imagem da mulher na poesia brasileira de matriz colonial

dicotomias via ibéria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56995

Palavras-chave:

Cancioneiro popular, Padre José de Anchieta, relações de gênero, poesia brasileira, patriarcado

Resumo

O domínio técnico e artístico de poetas produz  sentidos e efeitos que documentam aspectos de relação de gênero na formação da sociedade brasileira. O presente artigo apresenta o estudo de imagens poéticas de matriz colonial  a partir da  seleção recolhida na poesia de Padre José de Anchieta, publicados em 1954 e nos Cantos Populares do Brasil, coletados por Sílvio Romero de 1883. Tratam-se das imagens de “santa”, “salvadora”, “mulher da casa” e “mulher da rua”, retiradas da categoria “religiosidade” e “família” e que incorporam o “Catálogo de Imagens da Mulher na Poesia em Língua Portuguesa” (Grillo, no prelo).  O estudo serve-se de conceitos como performatividade de gênero (Butler, 2018) e violência simbólica (Bourdieu, 2012), a fim de refletir sobre comportamentos inculcados no Brasil, pelo patriarcado de origem ibérica,  tanto na poesia dita “erudita”, como no cancioneiro popular.

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Biografia do Autor

Angela Teodoro Grillo, UFPA

Mestre e doutora em Letras pelo programa de Literatura Brasileira (FFLCH-USP). Professora Adjunta da Faculdade de Letras (ILC-UFPA). Coordena o Mil Marias: grupo de estudos da imagem da mulher na poesia de língua portuguesa (UFPA-CNPQ).

Fabrícia Paraíso de Araújo, Universidade federal do Pará

Graduanda em Letras- Português (ILCUFPA). Bolsista de Iniciação Científica (PRODOUTOR/PIBIQ/UFPA), com o trabalho "Estudo de imagens da mulher na poesia do período colonial brasileiro", orientado pela Profa Dra. Angela Teodoro Grillo,  e participante do Mil marias: Grupo de pesquisa de Estudo da Imagem da mulher na poesia Brasileira (UFPA/CNPq), coordenado pela orientadora da pesquisa. 

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Teodoro Grillo, A., & Paraíso de Araújo, F. (2025). Apontamentos sobre a imagem da mulher na poesia brasileira de matriz colonial: dicotomias via ibéria. Revista Cerrados, 34(67), 163–173. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56995

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