O cancioneiro de Guimarães Rosa

Autores

  • Maria Alice Ribeiro Gabriel Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora vinculada ao grupo Variações do Insólito: do mito clássico à modernidade. UFPB/CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.57001

Palavras-chave:

Cancioneiro brasileiro, tradição popular, Guimarães Rosa

Resumo

Há muito que a crítica literária avalia o impacto da tradição oral na obra de João Guimarães Rosa. Neste campo, alusões ao cancioneiro brasileiro oferecem muitos tópicos de pesquisa. Com base em estudos culturais e seguindo uma abordagem comparativa e genética, este artigo examina alusões de Guimarães Rosa ao cancioneiro brasileiro. O objeto do estudo é o diário de viagem A Boiada (2011), escrito durante uma viagem em 1952, mas inclui também exemplos de obras como Sagarana (1946) e Tutameia (1967). O estudo indica que o repertório coletado pelo autor, como parte de um processo criativo de escrita, permite iluminar aspectos culturais da sociedade que o cultivou, na região de Minas Gerais; e como Guimarães Rosa expressa alguns gêneros do cancioneiro em seu estilo literário. Nesta acepção, o cancioneiro é importante fonte de inspiração para a prosa ficcional do autor.

 

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Gabriel, M. A. R. (2025). O cancioneiro de Guimarães Rosa. Revista Cerrados, 34(67), 56–66. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.57001

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