A representação sintática do aspecto perfect: uma análise a partir de advérbios do português brasileiro

Autores

Palavras-chave:

perfect, representação sintática, ordenamento verbo/advérbio, cartografia

Resumo

O aspecto perfect refere-se a um intervalo de tempo que relaciona dois pontos na linha temporal, podendo ser dividido em universal (PU) e existencial (PE). Segundo Nespoli (2018), esses estão dissociados na representaçã o sintática, correspondendo a sintagmas distintos. O objetivo deste trabalho é investigar a hierarquia dos sintagmas de PU e de PE a partir do ordenamento de verbos em relação aos advérbios ainda, que veicula PU, e , que veicula PE, no português brasileiro. A hipótese é a de que o sintagma de PU domina o de PE na representaçã o sintática. Foram analisados dados de fala espontá‚nea e aplicado um teste de ordenamento de sentenças. Os resultados indicaram que, na veiculação de PU e de PE, a maioria das ocorrências contém o verbo à direita do advérbio. Assim, a hipótese não foi refutada. Apesar disso, argumentamos que os resultados não fornecem evidências em favor da dominá‚ncia do sintagma de PU sobre o de PE. Discutimos ainda que a metodologia empregada se mostra adequada para o entendimento do fenoÌ‚meno investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXIADOU, A.; RATHERT, M.; VON STECHOW, A. Introduction: the modules of perfect constructions. In: ALEXIADOU, A.; RATHERT, M.; VON STECHOW, A. (ed.). Perfect Explorations. Berlin: Mouton de Gruyter, 2003. p. 5-38.

CHOMSKY, N. The minimalist program. Cambridge, MA: MIT Press, 1995.

CINQUE, G. Adverbs and functional heads: a cross-linguistic perspective. New York: Oxford University Press, 1999.

COMRIE, B. Aspect: an introduction to the study of verbal aspect and related problems. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 1976.

JESUS, J.; MATOS, A.; MARTINS, A.; NESPOLI, J. O aspecto perfect no português do Brasil. Travessias Interativas, v. 7, n. 14, p. 1-18, 2017.

MATOS, A. O aspecto perfect no português do brasil: uma análise do tipo existencial. 2017. Monografia (Graduação em Letras) ”“ Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MCCAWLEY, J. Notes on the English Present Perfect. Australian Journal of Linguistics, v. 1. p. 81-90, 1981.

NESPOLI, J. Representação mental do perfect e suas realizações nas línguas românicas: um estudo comparativo. 2018. Tese (Doutorado em Linguística) ”“ Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

NOVAES, C.; MARTINS, A. Déficits de linguagem e teoria linguística. In: HERMONT, A.; XAVIER, G. (ed.). Gerativa: (inter)faces de uma teoria. 1. ed. Florianópolis: Beconn, 2014. p. 167-179.

NOVAES, C.; NESPOLI, J. O traço aspectual de perfect e as suas realizações. Revista FSA, v. 11, n. 1, p. 255-279, 2014.

PANCHEVA, R. The aspectual makeup of Perfect participles and the interpretations of the Perfect. In: ALEXIADOU, A.; RATHERT, M.; VON STECHOW, A. (ed.). Perfect Explorations. Berlin: Mouton de Gruyter, 2003. p. 277-308.

SCHNEIDER, S. Reduced Parenthetical Clauses as Mitigators: a corpus study of spoken French, Italian and Spanish. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2007.

TESCARI NETO, A. Advérbios e o movimento do verbo. Fórum Linguístico, v. 16, n. 1, p. 3563-3578, 2019.

Downloads

Publicado

08.07.2020