Prosódia e sintaxe/semântica

Autores

  • José Borges Neto Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

ambiguidades, prosódia, desambiguização, sentenças faladas e escritas

Resumo

Aparentemente, os enunciados escritos são mais ambíguos do que os enunciados orais e, segundo opinião corrente, a prosódia seria um importante elemento desambiguador. Nossa questão se prende à falta de indicações claras sobre o modo como a prosódia se relaciona com as estruturas sintáticas e semânticas de forma a eliminar ”” ao menos parcialmente ”” as ambiguidades estruturais. Tomamos como exemplo uma sentença escrita que pode ter cinco leituras, na medida em que pode se estruturar sintaticamente de cinco formas distintas, e buscamos problematizar a opinião de que a prosódia poderia reduzir a ambiguidade da sentença pela associação de perfis melódicos específicos para cada leitura identificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES NETO, J. Semântica e sintaxe das línguas naturais. In: HORA, D. da; CHRISTIANO, E. (org.). Estudos Lingüísticos: realidade brasileira. João Pessoa: Idéia, 1999. p. 169-177.

CAGLIARI, L. C. Da importância da prosódia na descrição de fatos gramaticais. In: ILARI, R. (org.). Gramática do português falado. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. v. II ”“ Níveis de análise linguística, p. 39-64.

STEEDMAN, M. Information structure and the Syntax-Phonology Interface. Linguistic Inquiry, v. 31, n. 4, p. 649-689, 2000.

Downloads

Publicado

08.07.2020 — Atualizado em 08.07.2020