Design, informação e o fim do século da tecnologia

Autores/as

  • Guilherme Lopes Silva Universidade de Brasília (UnB)
  • Tiago Barros Pontes e Silva Departamento de DesignInstituto de ArtesUniversidade de Brasília (UnB)

Palabras clave:

Design, Interfaces digitais, Pandemia, Crise, Tecnologia

Resumen

A pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 direcionou bilhões de pessoas ao isolamento social intenso, acelerou forçadamente um processo de inserção digital a populações inteiras, levou o trauma do luto repentino de forma massificada a uma geração, desestabilizando governos e sistemas de saúde em diversos países. Seus feitos têm repercussões psicológicas, sociais e políticas duradouras. Neste sentido, a presente pesquisa visa estudar o papel do design nesse processo chamado “fim do século da tecnologia”. Para tanto, inicialmente foi contextualizado o século passado para que se possa ter um entendimento do papel do design perante a tecnologia. Em seguida, foi investigado como a pandemia de Covid-19 marca esse rompimento e os seus impactos para o campo do design. Finalmente, foram identificadas as características gerais do século XXI iniciado, os atos de design que reproduzem essas características e quais seriam as abordagens de design que nos levam para um caminho distinto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BONSIEPE, Gui. Design do material ao digital. Florianópolis: Lab Bras Design, 1997.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

CHALMERS, Matthew. Seamful design and ubicomp infrastructure. In Proceedings of Ubicomp 2003 workshop at the crossroads: The interaction of HCI and systems issues in Ubicomp, 577-584, 2003.

ELLISON, Chappell. There’s Too Much Damn Content, and Slick UX Design Is Making it Worse: Will we ever reach the end of the endless scroll? AIGA Eye On Design, 2019. Disponível em https://eyeondesign.aiga.org/theres-too-much-damn-content-and-slick-ux-design-is-making-it-worse/

FUAD-LUKE. 'Slow Design' - A paradigm shift in design philosophy? Development by Design, Bangalore, India, 2002.

LEMOS, André. Isso (não) é muito black Mirror: passado, presente e futuro das tecnologias de comunicação e informação/ andré lemos. - salvador: edufba, 2018.

LEMOS, André. Mídias massivas e pós-massivas no fluxo das redes. IHU on-line: Revista do Instituto Humanitas Unisinos, 2014. Disponível em https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/5572-andre-lemos

MATURANA, Humberto R. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MELO, Clayton. Como o coronavírus vai mudar nossas vidas: dez tendências para o mundo pós-pandemia. ELPAÍS Brasil, 2020. Disponível em https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-04-13/como-o-coronavirus-vai-mudar-nossas-vidas-dez-tendencias-para-o-mundo-pos-pandemia.html

SANTAELLA, Lucia. A tecnocultura atual e suas tendências futuras. Signo pensam. [online], vol.31, n.60, pp.30-43, 2012.

SCHWARCZ, Lilia. Quando acaba o século XX. Companhia das Letras, 2020.

SHALDERS, André. Sair do isolamento agora é querer voltar a mundo que não existe mais, diz virologista Atila Iamarino. BBC News Brasil, 2020. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52061804

WEISER, Mark; BROWN, John Seely. Designing Calm Technology. Xerox PARC, 1995.

YELAVICH, Susan; ADAMS, Barbara. Design as Future-Making. Bloomsbury Academic, 2014.

YUAN, Jason. The fallacy of easy: on ease-of-use and accountability in design. UX Collective, 2019. Disponível em https://uxdesign.cc/the-fallacy-of-easy-a89ef864759b

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Lopes Silva, G., & Silva, T. B. P. e. (2024). Design, informação e o fim do século da tecnologia. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 11(1). Recuperado a partir de https://www.periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/52989

Número

Sección

Artigos