Anemoia: a comunicação visual da cultura jovem de fãs do fenômeno K-pop

Autores

Palavras-chave:

Cultura Jovem, Cultura de fã, K-pop, Design pós-moderno, Punk

Resumo

A principal questão desta pesquisa coloca-se na compreensão da consciência subjetiva e desempenho político dos atores do fenômeno K-pop que são considerados como “limitados”, principalmente por aqueles atores que não os conhecem. O objetivo se põe, portanto, em ampliar a discussão acerca das possíveis reivindicações políticas que comunidade de fãs de K-pop dispõe diante dos contextos atuais. Para tal, é trazido os estudos de Cultura Jovem (CLARKE et. al, 2003) em suas perspectivas sociais, políticas e históricas e também, a análise genealógica de produções autorais e de consumo autônomo da comunidade de fãs do fenômeno K-pop e do movimento Punk ao movimento pós-moderno através de Poynor (2010), que permite investigar as possíveis aproximações entre os fenômenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Paccanaro Marino, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em design gráfico pela Universidade Federal de Pelotas. Tem interesse na pesquisa de trabalhos gráficos e editoriais independentes, estudos culturais e design vernacular. Atuou como bolsista de pesquisa (PIBIC CNPq, 2020-21), de extensão (UFPel, 2022) e atualmente é vinculada ao PET GAPE UFPel. Como voluntária atuou nos projetos Lugares Livros (2019-20), Designeria Empresa Júnior de design da UFPel (2020-22) e na coordenação do Centro Acadêmico de Design da UFPel.

Referências

CALDWELL, C.; ZAPPATERRA, Y.. Design Editorial. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. Tradução de Edson Furmankiewicz.

CLARKE, J.; HALL, S.; JEFFERSON, T.; ROBERTS, B.. SUBCULTURES, CULTURES AND CLASS. In: HALL, S.; JEFFERSON, T.. Resistance Through Rituals: youth subcultures in post-war britain. Oxfordshire, UK: Taylor & Francis Group, 2003. p. 9-74.

CRARY, J.. Técnicas do observador: visão e modernidade no século xix. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2012.

LIMA, C. M. G. de; DUPAS, G.; OLIVEIRA, I. de; KAKEHASHI, S.. Pesquisa etnográfica: iniciando sua compreensão. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S.L.], v. 4, n. 1, p. 21-30, jan. 1996. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691996000100003

CURI, P. P.. Entre fan arts, fan fictions e fan films: o consumo dos fãs gerando uma nova cultura. In: VI ENECULT: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2010, Salvador: Facom - UFBa, 2010. v. 15, p. 1-15. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/wordpress/24831.pdf. Acesso em: 30 abr. de 2023.

HANY, D. S.. K-Pop: a Fantástica Fábrica de Ídolos. Curitiba: Editora Appris, 2021. 147 p.

KIM, Y.. Introduction: Korean media in a digital cosmopolitan world. In: [Editor] KIM, Y.. The Korean Wave: Korean media go global. NY, New York: Routledge, 2013. p. 1-27.

KHIUN, L. K.. K-pop dance trackers and cover dancers: global cosmopolitanization and local spatialization. In: [Editor] KIM, Y.. The Korean Wave: Korean media go global. NY, New York: Routledge, 2013. p. 165-181.

KOENIG, J.. The Dictionary of Obscure Sorrows. New York, Ny: Simon & Schuster, 2021.

KUGELBERG, J.; SAVAGE, J.; GIBSON, W.; STERLING, L.; VAUCHER, G.. Punk: An Aesthetic. Nova York: Rizzoli International Publications, Inc, 2012. 356 p. Disponível em: https://archive.org/details/punkaesthetic0000unse/mode/2up?view=theater The Early Digger Papers - FoundSF. Acesso em: 25 mar. 2023.

LEANDRO, S.. Anti-design. In: Vários autores. Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo – Volume 2. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A, 2018. p. 1999-2002.

LEE, H.. Cultural policy and the Korean Wave: from national culture to transnational consumerism. In: [Editor] KIM, Y.. The Korean Wave: Korean media go global. NY, New York: Routledge, 2013. p. 185-198.

MARTINO, L. M. S.. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, Rj: Editora Vozes, 2014. 291 p.

MCROBBIE, A.; GARBER, J.. GIRLS AND SUBCULTURES. In: HALL, S.; JEFFERSON, T.. Resistance Through Rituals: youth subcultures in post-war britain. Oxfordshire, UK: Taylor & Francis Group, 2003. p. 209-222.

MENDEL, I. L.. No Hope, No future, no design. Punk design, Jamie Reid and the Sex Pistols. Ciencia Y Sociedad. 22. 22. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282136528_No_Hope_No_future_no_design_Punk_design_Jamie_Reid_and_the_Sex_Pistols. Acesso em: 23 jev. 2024.

OH, M.. Talking K-pop with the LGBTQ+ community. 2022. Disponível em: https://magazine.weverse.io/article/view?ref=artist&lang=en&artist=2&num=566. Acesso em: 17 jan. 2024.

ONO, K. A., KWON, J.. Re-worlding culture?: YouTube as a K-pop interlocutor. In: [Editor] KIM, Y.. The Korean Wave: Korean media go global. NY, New York: Routledge, 2013. p. 165-181.

POWELL, R.; CLARKE, J.. A NOTE ON MARGINALITY. In: HALL, S.; JEFFERSON, T.. Resistance Through Rituals: youth subcultures in post-war britain. Oxfordshire, Uk: Taylor & Francis Group, 2003. p. 223-229.

POYNOR, R.. Abaixo as Regras: design gráfico e pós modernismo. Porto Alegre: Bookman, 2010. 192 p. Tradução Mariana Bandarra.

PRINZ, J.. The Aesthetics of Punk Rock. Philosophy Compass, [S.L.], v. 9, n. 9, p. 583-593, set. 2014. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/phc3.12145.

RECUERO, R.. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 191 p.

SAVAGE, J.. TEENAGE: The Creation of Youth, 1875-1945. London, UK: Faber & Faber, 2021. online . Disponível em: https://www.amazon.com.br/Teenage-Jon-Savage/dp/0571366775?asin=B08LKLBPWS&revisionId=cf4b6036&format=1&depth=1. Acesso em: 27 nov. 2023.

SIBILIA, P.. Eu personagem e o pânico da solidão. In SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 233-266.

TEMPERO DRAG. SLAM E POESIA. Youtube, 2020. Disponível em: https://youtu.be/Fu7fJQQf-lo?si=i2-j2tVzeR_z_4HO. Acesso em: 18 fev. de 2023.

WEYMAR, L. B. C.. A questão da autoria e da morte do autor. Paralelo 31, v. 1, n. 1, 19 maio 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/3951. Acesso em: 22 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Paccanaro Marino, A., & Carvalho da Rosa, G. (2025). Anemoia: a comunicação visual da cultura jovem de fãs do fenômeno K-pop. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 12(1). Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/55582