Anemoia: a comunicação visual da cultura jovem de fãs do fenômeno K-pop
Palavras-chave:
Cultura Jovem, Cultura de fã, K-pop, Design pós-moderno, PunkResumo
A principal questão desta pesquisa coloca-se na compreensão da consciência subjetiva e desempenho político dos atores do fenômeno K-pop que são considerados como “limitados”, principalmente por aqueles atores que não os conhecem. O objetivo se põe, portanto, em ampliar a discussão acerca das possíveis reivindicações políticas que comunidade de fãs de K-pop dispõe diante dos contextos atuais. Para tal, é trazido os estudos de Cultura Jovem (CLARKE et. al, 2003) em suas perspectivas sociais, políticas e históricas e também, a análise genealógica de produções autorais e de consumo autônomo da comunidade de fãs do fenômeno K-pop e do movimento Punk ao movimento pós-moderno através de Poynor (2010), que permite investigar as possíveis aproximações entre os fenômenos.
Downloads
Referências
CALDWELL, C.; ZAPPATERRA, Y.. Design Editorial. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. Tradução de Edson Furmankiewicz.
CLARKE, J.; HALL, S.; JEFFERSON, T.; ROBERTS, B.. SUBCULTURES, CULTURES AND CLASS. In: HALL, S.; JEFFERSON, T.. Resistance Through Rituals: youth subcultures in post-war britain. Oxfordshire, UK: Taylor & Francis Group, 2003. p. 9-74.
CRARY, J.. Técnicas do observador: visão e modernidade no século xix. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2012.
LIMA, C. M. G. de; DUPAS, G.; OLIVEIRA, I. de; KAKEHASHI, S.. Pesquisa etnográfica: iniciando sua compreensão. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S.L.], v. 4, n. 1, p. 21-30, jan. 1996. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691996000100003
CURI, P. P.. Entre fan arts, fan fictions e fan films: o consumo dos fãs gerando uma nova cultura. In: VI ENECULT: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2010, Salvador: Facom - UFBa, 2010. v. 15, p. 1-15. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/wordpress/24831.pdf. Acesso em: 30 abr. de 2023.
HANY, D. S.. K-Pop: a Fantástica Fábrica de Ídolos. Curitiba: Editora Appris, 2021. 147 p.
KIM, Y.. Introduction: Korean media in a digital cosmopolitan world. In: [Editor] KIM, Y.. The Korean Wave: Korean media go global. NY, New York: Routledge, 2013. p. 1-27.
KHIUN, L. K.. K-pop dance trackers and cover dancers: global cosmopolitanization and local spatialization. In: [Editor] KIM, Y.. The Korean Wave: Korean media go global. NY, New York: Routledge, 2013. p. 165-181.
KOENIG, J.. The Dictionary of Obscure Sorrows. New York, Ny: Simon & Schuster, 2021.
KUGELBERG, J.; SAVAGE, J.; GIBSON, W.; STERLING, L.; VAUCHER, G.. Punk: An Aesthetic. Nova York: Rizzoli International Publications, Inc, 2012. 356 p. Disponível em: https://archive.org/details/punkaesthetic0000unse/mode/2up?view=theater The Early Digger Papers - FoundSF. Acesso em: 25 mar. 2023.
LEANDRO, S.. Anti-design. In: Vários autores. Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo – Volume 2. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A, 2018. p. 1999-2002.
LEE, H.. Cultural policy and the Korean Wave: from national culture to transnational consumerism. In: [Editor] KIM, Y.. The Korean Wave: Korean media go global. NY, New York: Routledge, 2013. p. 185-198.
MARTINO, L. M. S.. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, Rj: Editora Vozes, 2014. 291 p.
MCROBBIE, A.; GARBER, J.. GIRLS AND SUBCULTURES. In: HALL, S.; JEFFERSON, T.. Resistance Through Rituals: youth subcultures in post-war britain. Oxfordshire, UK: Taylor & Francis Group, 2003. p. 209-222.
MENDEL, I. L.. No Hope, No future, no design. Punk design, Jamie Reid and the Sex Pistols. Ciencia Y Sociedad. 22. 22. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282136528_No_Hope_No_future_no_design_Punk_design_Jamie_Reid_and_the_Sex_Pistols. Acesso em: 23 jev. 2024.
OH, M.. Talking K-pop with the LGBTQ+ community. 2022. Disponível em: https://magazine.weverse.io/article/view?ref=artist&lang=en&artist=2&num=566. Acesso em: 17 jan. 2024.
ONO, K. A., KWON, J.. Re-worlding culture?: YouTube as a K-pop interlocutor. In: [Editor] KIM, Y.. The Korean Wave: Korean media go global. NY, New York: Routledge, 2013. p. 165-181.
POWELL, R.; CLARKE, J.. A NOTE ON MARGINALITY. In: HALL, S.; JEFFERSON, T.. Resistance Through Rituals: youth subcultures in post-war britain. Oxfordshire, Uk: Taylor & Francis Group, 2003. p. 223-229.
POYNOR, R.. Abaixo as Regras: design gráfico e pós modernismo. Porto Alegre: Bookman, 2010. 192 p. Tradução Mariana Bandarra.
PRINZ, J.. The Aesthetics of Punk Rock. Philosophy Compass, [S.L.], v. 9, n. 9, p. 583-593, set. 2014. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/phc3.12145.
RECUERO, R.. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 191 p.
SAVAGE, J.. TEENAGE: The Creation of Youth, 1875-1945. London, UK: Faber & Faber, 2021. online . Disponível em: https://www.amazon.com.br/Teenage-Jon-Savage/dp/0571366775?asin=B08LKLBPWS&revisionId=cf4b6036&format=1&depth=1. Acesso em: 27 nov. 2023.
SIBILIA, P.. Eu personagem e o pânico da solidão. In SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 233-266.
TEMPERO DRAG. SLAM E POESIA. Youtube, 2020. Disponível em: https://youtu.be/Fu7fJQQf-lo?si=i2-j2tVzeR_z_4HO. Acesso em: 18 fev. de 2023.
WEYMAR, L. B. C.. A questão da autoria e da morte do autor. Paralelo 31, v. 1, n. 1, 19 maio 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/3951. Acesso em: 22 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.