Segurança Infantil: Uma Revisão Sistemática do Processo de Design e Avaliação de Produtos para Crianças
Palavras-chave:
Segurança Infantil, Desenvolvimento de Produtos Infantis, Metodologia Infantil, Brinquedos, Processo de DesignResumo
Anualmente, mais de 3.300 crianças morrem, e acidentes com sufocação e intoxicação por brinquedos estão entre os mais fatais, segundo a Organização Criança Segura. Este trabalho apresenta uma Revisão de Literatura sobre o processo de design e avaliação de produtos para crianças, focando na segurança infantil. O objetivo é entender o estágio atual da produção intelectual, o processo metodológico de design de brinquedos e os critérios de segurança estabelecidos. A revisão integrativa foi realizada utilizando o Portal Capes, Scielo e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, resultando na seleção de 12 estudos. Sete desses focaram na segurança e desenvolvimento de brinquedos, e cinco na metodologia de design. Concluímos que há uma escassez de estudos na área, mas trabalhos existentes oferecem bons métodos aplicáveis na indústria e ensino de Design.
Downloads
Referências
SAMPAIO, RF et al. ESTUDOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA: UM GUIA PARA SÍNTESE CRITERIOSA DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 jan. 2024.
SILVA, R. S., SILVA, R. P. Uma revisão bibliográfica sistemática no contexto do projeto de brinquedos. In: OLIVEIRA, G. G. de; NÚÑEZ, G. J. Z. Design em Pesquisa – Volume 4. Porto Alegre: Marcavisual, 2021. cap. 31, p. 662-684. E-book. Disponível em: https://www.ufrgs.br/iicd/publicacoes/livros. Acesso em: 15 jan. 2021
DELGADO NETO, G. G. Uma contribuição à metodologia de projeto para o desenvolvimento de jogos e brinquedos infantis. 188 f. Dissertação (mestrado em Engenharia Mecânica), Unicamp. Campinas, 2005.
HARADA, Maria de Jesus C.S.; PEDREIRA, Mavilde da L. G.; ANDREOTTI, Janaina Trevizan. Conhecendo os parques de Curitiba e seus espaços públicos destinados às brincadeiras infantis - Um Panorama Geral. Rev Latino-am Enfermagem, [s. l.], 2 set. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/WRTBCCSPhy73s5scPCS9WCb/. Acesso em: 10 fev. 2024.
MORO, Luize. CONHECENDO OS PARQUES DE CURITIBA E SEUS ESPAÇOS PÚBLICOS DESTINADOS AS BRINCAIDERAS INFANTIS. Orientador: Prof. Dra Simone Rechia. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2012. Disponível em: https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/primo-explore/fulldisplay?docid=TN_cdi_doaj_primary_oai_doaj_org_article_8cd65be0a6964080974449dad272a79e&context=PC&vid=CAPES_V3&lang=pt_BR&search_scope=default_scope&adaptor=primo_central_multiple_fe&tab=default_tab&query=any,contains,Brinquedos%20Infantis%20AND%20Seguran%C3%A7a&offset=0. Acesso em: 10 fev. 2024.
AZEVEDO, T. G. FERREIRA, A. V. L.; SILVA, M. S. e; ANDRADE, R. de A.CAVALCANTE, R. A. de S. Desenvolvimento de brinquedos infantis para espaços públicos com foco no imaginário local para o município de Paragominas-PA. Projética, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 67–82, 2017. DOI: 10.5433/2236-2207.2017v8n2p67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/24817. Acesso em: 8 mar. 2024.
DELGADO NETO, Geraldo Gonçalves. Uma contribuição à metodologia de projeto para o desenvolvimento de jogos e brinquedos infantis. 2005. 217p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601409. Acesso em: 8 mar. 2024.
MÜLLER, Marcelle Suzete. Diretrizes para projetos de parques infantis escolares acessíveis. 2013. 200 f. Teixeira, Fabio Goncalves Batista, Vilson João (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URGS_5b911c5fd1c516ff7b42faada4a6167d. Acesso em: 8 mar. 2024.
QUEIROZ, Júlia Carla de. AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA E USABILIDADE DE ANDADORES INFANTIS COM O AUXÍLIO DA METODOLOGIA PARA PROJETO DE PRODUTOS SEGUROS. Orientador: Walter Franklin Marques Correia. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, [S. l.], 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPE_1a9d02c0559f51a2ca06005ff5a18e93. Acesso em: 8 mar. 2024.
MARCATO, Daniela de Cássia Gamonal. Limites reais e impostos à criança com subvisão: a contribuição do design para o projeto de jogos inclusivos. Orientador: Prof. Dr. Roberto Alcarria do Nascimento. 2016. 359 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Estadual Paulista, [S. l.], 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_37991cc8759819c7983ecf66f4860ed5. Acesso em: 8 mar. 2024.
SILVA, Roseane Santos da. DESIGN DE BRINQUEDOS PARA A INFÂNCIA: O CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO DE ENSINO PARA O DESIGN DE PRODUTOS. Orientador: Prof. Dr. Régio Pierre da Silva. 2022. 297 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URGS_fb9a4399c78254e28aa2b3d081da60f3. Acesso em: 8 mar. 2024.
BEINLICH, Simone. METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE BRINQUEDOS. Orientador: Prof. Dr. Aldo Braghini Junior. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UTFPR-12_eaadb7e092cdeb165dd9a53af7ce7e78. Acesso em: 8 mar. 2024.
MÜLLER, Marcelle Suzete. ESPECIFICAÇÕES PROJETUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS PARA PLAYGROUND INCLUSIVO E ACESSÍVEL. Orientador: Prof. Dr. Fábio Gonçalves Teixeira. 2019. 383 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URGS_b454d8e66a360ab803155e05929ddfa0. Acesso em: 8 mar. 2024.
FERNANDES, Rodrigo Queiroz Kühni. A Gestão do Design na indústria de brinquedos. Orientador: PROFA . DRA . VIRGÍNIA PEREIRA CAVALCANTI. 2015. 245 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, [S. l.], 2015. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPE_02dab9e9071077f0246b725946ed0d2a. Acesso em: 8 mar. 2024.
MEFANO, Ligia. O Design de Brinquedos no Brasil: Uma arqueologia do projeto e suas origens. Orientador: Prof. Rafael Cardoso Denis. 2005. 143 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Puc-Rio, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_RIO-1_bdfb36e580f46dadb6ed36b5fed45c48. Acesso em: 8 mar. 2024.
MORA, Alexandre de Paula. Design de brinquedos: estudo dos brinquedos utilizados nos Centros de Educação Infantil do município de São Paulo. 2006. Dissertação (Mestrado em Design e Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/D.16.2006.tde-18092007-135857. Acesso em: 2024-03-08.
SILVA, Roseane Santos da. Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual. Orientador: Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [S. l.], 2013. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URGS_0a0b28b5800cac04bdde931482b9e793. Acesso em: 8 mar. 2024.
EMANUELSON , I. How safe are childcare products, toys and playground equipment? A Swedish analysis of mild brain injuries at home and during leisure time 1998-1999. National Library of Medicine , [S. l.], p. 139–144, 8 mar. 2024.
MARKOPOULOS, Panos; READ, Janet C.; MACFARLANE, Stuart; HÖYSNIEMI, Johanna. Evaluating Children‘s Interactive Products. In: EVALUATING Children‘s Interactive Products. [S. l.: s. n.], 2008. p. 2-18.
CHEN, Huang-g; LIN, Ming-Hung. A Study on the correlations among product design, statistics education, and purchase intention–A case of toy industry. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 14, n. 4, p. 1189-1195, 2018.
DUJIĆ RODIĆ, Lea et al. Towards a Machine Learning Smart Toy Design for Early Childhood Geometry Education: Usability and Performance. Electronics, v. 12, n. 8, p. 1951, 2023.
SETIAWAN, B.; ABDULLAH, N.; PRATAMA, A. F. Anthropometry in furniture design for early childhood school in West Jakarta. In: IOP Conference Series: Earth and Environmental Science. IOP Publishing, 2021. p. 012037.
ZHU, Shangshang; TAN, Guijun. Discussion on future design trend of children's chair in Chinese restaurant. In: 2009 IEEE 10th International Conference on Computer-Aided Industrial Design & Conceptual Design. IEEE, 2009. p. 476-480.
XIA, Liu et al. A study on safety accidents of children's products based on stacking framework. In: 2017 9th International Conference on Advanced Infocomm Technology (ICAIT). IEEE, 2017. p. 426-430.
BARRIOS, Elsa Lucía Escalante et al. Codiseño de juguetes: Una experiencia de construcción social entre niños, educadores infantiles y diseñadores industriales. Revista 180, n. 43, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.