Cenários goianienses
A criação de uma aventura solo como meio de valorização cultural
Palavras-chave:
Aventura solo, Narrativa interativa, Valorização cultural, Goiânia, Design ThinkingResumo
Este artigo investiga a criação de uma aventura solo como estratégia de valorização cultural, com foco na cidade de Goiânia. A partir das contribuições de Manzini (2008) sobre a importância do design na promoção de transformações sociais, desenvolveu-se um projeto que visa fomentar o mercado de livros-jogos e narrativas interativas nacionais. A metodologia baseou-se nas etapas do Design Thinking de Ambrose e Harris (2011), contemplando pesquisa bibliográfica, levantamento empírico in loco e prototipagem. O resultado é um material que referência locais significativos da capital goiana, associado a personagem Tamires (SANTOS, 2024), cujo enredo foi adaptado. Os testes preliminares demonstraram envolvimento satisfatório e indícios de potencial pedagógico. O trabalho ressalta a importância de iniciativas que combinem ludicidade, narrativa interativa e divulgação do patrimônio cultural local. Conclui-se, portanto, que esse tipo de abordagem pode contribuir para o fortalecimento do mercado de aventuras solo e com a preservação e difusão de aspectos culturais.
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