Dramaturgia musical e o laboratório de dramaturgia: o caso seminal de Rei David

Authors

  • Marcus Mota Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8753

Keywords:

King David, Musical Dramaturgy, Dramalab.

Abstract

This paper deals with theater and music relations after David, a musical drama work based on ancient biblical kings and issues from contemporary brazilian politics.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcus Mota, Universidade de Brasília

Laboratório de Dramaturgia

References

MOTA, M. “Dramaturgia, Colaboração e aprendizagem: um encontro com Hugo Rodas”. In: Villar, Fernando Pinheiro e Carvalho, Eliezer Faleiros(Orgs.). Histórias do Teatro Brasiliense. Brasília: s/ed, 2003.

MOTA, M. “Dramaturgia musical e cultura popular: apropriação e transformação de materiais

sonoros para a cena”. In: TEIXEIRA, J.G. , GARCIA, M.V & GUSMÃO,R. (Orgs.) Anais do IV Seminário Nacional Transe: Patrimônio imaterial, performance cultural e retradicionalização. Brasília: TRANSE/CEAM, 2003,p. 203-213. (2003a).

MOTA,M. As implicações performáticas da escrita fugal: Uma leitura de A arte da fuga, de Bach. Tônica (UnB), 1(2005):4771.

MOTA, M. Opera in Performance: Staging Interartistic Works and its Theoretical and Methodological Implications. In Anais online Performance Matters!International Conference on Practical, Psychological, Philosophical and Educational Issues in Musical Performance, Porto,2005. Link: http://www.escom.org/proceedings/ESCOM2005_Proceedings_Performance_Matters/html/pdf/MarcusMota.pdf. (2005a)

MOTA,M. O teatro como ficção audiovisual. In: Maria Eurydice de Barros Ribeiro. (Org.). Arte e Temporalidade. Brasília: EPPGArtes UnB, 2007, p. 127.

MOTA, M. “Discussão da idéia de espaço em Kant e seu contraponto na teatralidade, a partir de comentátio de uma montagem de Hugo Rodas” In: MEDEIROS,B.&MONTEIRO,M.(Orgs.)

Espaço e Performance. Brasília:PPG-CEN, 2007, p. 103-110. (2007a).

MOTA, M. A dramaturgia musical de Ésquilo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

MOTA, M. Compondo, realizando e produzindo obras dramático-musicais no Brasil: projeto Ópera Estúdio ou Deus é Brasileiro: as complexas relações entre laicidade e religiosidade a partir da montagem de uma ópera com figura bíblicas. Texto apresentado ao Brazilian Studies Association Conference, New Orleans, 2008. Disponível

em https://brasilia.academia.edu/MarcusMota . (2008a)

MOTA, M. A realização de ópera como campo interartístico: dramaturgia, performance e interpretação de ficções audiovisuais. Música em contexto 3(2009):53-60. (2009b).

Link: http://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/920 .

MOTA, M. Do texto para a performance: o drama grego antigo e o Carnaval brasileiro In: Hibridizações no processo criativo e outras relações. Belém: PPGARTES/ICA/UFPA, 2012, p. 71-87.

MOTA, M. “Todos os teatros de Hugo Rodas” in VVAA Hugo Rodas. Brasília: Editora ARP, 2011, p. 14-36. (2011a).

MOTA, M. A Trágica Virtude. 26 exercícios nãolineares para a cena. Brasília: Editora PósArte UnB, 2012. (2012)

MOTA, M. Teatro, Música e Estranhamento: a dramaturgia e recepção de David. In: Anais (online) do 14. Simpósio da International Brecht Society. Porto Alegre: PPCAC-UFRGS, 2013. Link: http://www.ufrgs.br/ppgac/wp-content/uploads/2013/10/Teatro--M%C3%BAsica-e-Estranhamento_-a-dramaturgia-e-recep%C3%A7%C3%A3o-

-de-David.pdf .

MOTA, M. Teatro e erudição: implicações de um experimento recepcional. Texto apresentado à VII Reunião científica da ABRACE, Belo Horizonte, 2013. Link: http://www.portalabrace.org/memoria/viireuniaoteorias.htm. (2013a).

MOTA, M. Teatro musicado para todos. Experiências do Laboratório de Dramaturgia-UnB, Revista Participação (UnB), 25,2014,p. 80-96. (2014)

MOTA, M. Direção Cênica de Obras DramáticoMusicais: o trabalho de Matthew Lata no Florida State Opera. In: Claudia Regina de Oliveira Zanini; Robson Corrêa de Camargo. (Org.). Música na Contemporaneidade: Ações e Reflexões. Goiânia: Editora PUCGoiânia, 2015, p. 101117.

MOTA, M. Teatro Musicado, Roteiro Diagramático e Seminários Interdisciplinares: Experiências em pesquisa, ensino e criação no Laboratório de Dramaturgia da Universidade de Brasília. Revista Cena. URGS. 18(2015a). Link: http://www.seer.ufrgs.br/cena .

MOTA, M. Performance e estudos clássicos: proposta de seminários interdisciplinares. In: BACELAR, Agatha; OLIVEIRA, Loraine (org.). Cenas poéticas, filosóficas e musicais. Um panorama dos Estudos Clássicos. São Paulo: Annablume, 2016.

SILVA, A. B. Abordagens de processos criativos: O teatro de Hugo Rodas. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Arte, Universidade de Brasília, 2014. Link: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18414

Além do tema deste artigo, tenho me envolvido com publicações sobre música e cena em outros temas como nos seguintes textos:

MOTA, M. & NEPOMUCENO, C. Hearing and Dancing Beats: An Interartistic Appropriation

of Meters in Greek Tragedy and Brazilian Traditional Dance. US-CHINA

FOREIGN LANGUAGE, v. 13, p. 2015-538, 2015.

MOTA, M. Dançando o passado: discussão de estudos de caso, metodologias e implicações

para processos criativos. In: Márcia Almeida. (Org.). A cena em foco:artes

coreográficas em tempos líquidos. 1ed.BRASILIA: Editora IFB, 2015, v. 1, p. 167-177.

MOTA, M. Cavalleria Rusticana, de Giovanni Verga. Tradução. Revista VIS (UnB), v.

2, p. 273-296, 2014.

MOTA, M. Catarse, Rasa, Flor: contextualizando a produção de emoções a partir de tradições performativo-musicais. Revista VIS (UnB), v. 1, p. 118-127, 2013.

MOTA, M. Fontes para os estudos teatrais: Contribuições de A.Appia e E.Piscator. Urdimento (UDESC), v. 18, p. 43-58, 2012.

MOTA, M. OUVIR E DANÇAR RITMOS: EXPERIMENTOS COM METROS DA TRAGÉDIA GREGA. Clássica. Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 25, p. 133-148, 2012.

MOTA, M.Performance, dramaturgia e musicalidade: ideias e experimentos na interface entre Estudos Clássicos e Recepção. Revista VIS (UnB), v. 11, p. 83-100, 2012.

MOTA, M. Natyasastra: teorial teatral e a amplitude da cena. Revista Fênix (Uberlândia), v. 03, p. 1, 2006.

Published

2016-12-28

How to Cite

Mota, M. (2016). Dramaturgia musical e o laboratório de dramaturgia: o caso seminal de Rei David. Dramaturgies, 1(2-3). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i2-3.8753