Letramento Científico no Século XXI

definições, problemáticas, desafios e avanços na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/e-bfis.v12i1.53327

Resumo

A presente pesquisa é baseada nos resultados do pós-doutoramento do Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa, realizado no Instituto de Física, da Universidade de Brasília, sob a supervisão do Prof. Dr. Marcello Ferreira, entre 2020 e 2021. De natureza qualitativa, ancorada em formulários eletrônicos, proporcionou apontamentos acerca da percepção e da experiência dos estudantes do curso de extensão em Escrita Científica, coordenado por ambos, em relação ao letramento científico. Os dados evidenciaram padrões de comportamento, convergência e divergência, reforçando a relevância da crítica acerca do papel da tecnologia na educação e seus impactos na formação dos indivíduos na cultura digital. Além disso, o estudo contribuiu para ampliar o entendimento acerca do letramento científico na Educação Superior, bem como para identificar desafios e avanços na promoção do ensino e aprendizagem da ciência. Ao abordar aspectos da razão e da emoção de forma interdisciplinar e reflexiva, respeitando distintas bases epistemológicas, buscou oferecer contribuições significativas para o campo educacional e tecnológico em perspectiva reflexiva, inclusiva, eficaz e adaptada às demandas da sociedade contemporânea na interface educação e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Instituto de Física, Universidade de Brasília (UnB)

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto e Centro Internacional de Física, Universidade de Brasília.

 

Marcos Rogério Martins Costa, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Instituto de Letras, Universidade de Brasília.

Érika Nazaré Gadelha Meira Cerqueira

Escrita com Ciência, Brasília, Distrito Federal.

Olavo Leopoldino da Silva Filho

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto e Centro Internacional de Física, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Ferreira, M., Costa, M. R. M., Cerqueira, Érika N. G. M., & Silva Filho, O. L. da. (2024). Letramento Científico no Século XXI: definições, problemáticas, desafios e avanços na Educação Superior. E-Boletim Da Física, 12(1). https://doi.org/10.26512/e-bfis.v12i1.53327

Edição

Seção

Divulgação científica e Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)